[Em Nova Iorque] há este problema matemático: 1,8 milhões de pequenas famílias e apenas um milhão de apartamentos adequados. -- Mimi Hoang, diretora do escritório nArchitects
No ano passado, o nArchitects lançou um vídeo que deu início ao desenvolvimento do projeto vencedor do concurso adAPT NYC, chamado Carmel Place (anteriormente My Micro NY). O concurso buscava resolver a necessidade de apartamentos pequenos em Nova Iorque. Agora, em um vídeo recém-lançado, o escritório conta a história completa da torre de micro apartamentos.
Com o concurso adAPT NYC fazendo parte do Plano Imobiliário de Novas Habitações do Prefeito, a proposta recebeu alterações, sendo a mais notável a diminuição da área máxima das unidades para 37 m². As 55 unidades do projeto têm entre 24 m² e 33 m² e os moradores passaram a ocupar o edifício a partir de junho deste ano.
Embora as unidades sejam pequenas, a demanda por elas não era, com mais de 60 mil interessados em 14 unidades disponíveis com aluguel controlado (havia 22 unidades disponíveis com aluguel controlado; 8 delas reservadas a ex-veteranos do exército americano que estavam desabrigados).
O escritório sempre compreendeu as complexidades envolvidas em um projeto como Carmel Place. Nesse sentido, Mimi Hoang, diretora do nArchitects, afirma que não está interessada em "espremer mais apartamentos nos terrenos, mas em criar uma comunidade, criar um novo tipo de experiência do morar."
O escritório espera que os moradores destes pequenos apartamentos se sintam conectados com a grande cidade através do próprio edifício, que não obstrui a perspectiva visual em seu entorno. O edifício também transmite a imagem de um todo coeso, em vez de marcar a separação entre as unidade que o compõem. O projeto, construído a partir de sistemas modulares, marca um importante passo em direção ao futuro da habitação em Nova Iorque.