Studio Ossidiana, fundado por Alessandra Covini e Tomas Dirrix, investiga materiais arquitetônicos através de projetos de pesquisas experimentais. Seu recente trabalho "Tapetes Petrificados" explora o "jardim ideal" encontrado em tapetes persas e será exposto no Festival de Design holandês de 2016, juntamente com outras exposições.
"O tapete é interpretado aqui como uma representação planimétrica de um jardim."
A exposição é essencialmente uma coleção de objetos arquitetônicos concretos, que representam ou se assemelham a componentes específicos de um jardim persa (ou seja, a fonte central, o quiosque, as portas para o jardim, etc).
Studio Ossidiana explorou várias estratégias de fundir e texturizar o concreto para formar traduções específicas dos aclamados jardins. A combinação de pigmentos, pedras, areia e cimento em diferentes proporções sugere os múltiplos contornos, tons e sombras dos jardins.
Cada um de seus objetos possui uma impressionante expressividade que atrai o olhar errante. Tendo colaborado com o fabricante de concreto pré-fabricado de alta qualidade, Hurks, cada objeto foi construído para expor "características vivas e brilhantes de seu material".
Junto com os designers gráficos do Team Thursday, Studio Ossidiana está atualmente trabalhando em uma publicação sobre tapetes petrificados com as fotos de Kyoungtae Kim. Sua instalação - produzida para "In No Particular Order", uma exposição com curadoria de Agata Jaworska - foi apoiada pelo Talent Development Program do Creative Industries Fund NL.
Notícia via: Studio Ossidiana