Rafael Araujo, arquiteto e ilustrador venezuelano, começou a observar padrões naturais aos quinze anos, e desde então vem nutrindo um interesse pela proporção áurea na natureza.
Como resultado desse interesse, há mais de 40 anos produz belas ilustrações de elementos naturais feitas à mão, com lápis, compasso, régua e transferidor.
As ilustrações do artista afirmam sua habilidade em representar a genialidade matemática do mundo natural, incitando o reencontro do ser humano com a natureza.
As ilustrações, que parecem ter sido produzidas por uma equipe técnica, são elaboradas totalmente à mão, mesclando a perfeição matemática com a execução artística de Araujo; onde a maioria de nós observa uma simples revoada de mariposas, o artista visualiza um complexo conjunto de regras matemáticas que define o voo sutil dos insetos.
Através de padrões de crescimento regidos pela proporção áurea, o artista cria desenhos cuidadosamente detalhados de espirais naturais, sequências e conjuntos.
Mariposas, conchas marinhas, folhas e caracóis surgem das linhas construídas a partir desses padrões.
Através desse minucioso trabalho -- cada ilustração pode levar até 100 horas para ser concluída -- podemos observar a presença da proporção áurea e do número π nas composições.
O artista já apresentou seu trabalho na CNN World, Wired Magazine e WWF e já realizou uma mostra na Stanford University, entre outras galerias.