Quando se fala de Copenhague e sua cultura ciclista, é quase impossível não citar o especialista em mobilidade urbana Mikael Colville-Andersen.
De origem canadense, porém residindo a muitos anos na capital dinamarquesa, este urbanista é uma das referências globais em termos de cidades na escala humana e na promoção dos meios de transporte sustentáveis, especialmente a bicicleta.
O reconhecimento que vem recebendo se deve, em grande medida, ao fato de ter sido assessor da prefeitura de diversas cidades do mundo e por ter fundado a companhia Copenhagenize, que analisa diversos projetos de mobilidade urbana e planeja soluções de projeto.
Há alguns anos realiza também o Ranking Copenhagenize, um estudo que elenca as cidades mais amigáveis para o ciclismo urbano a partir de vinte indicadores.
Na palestra do TEDx apresentada acima, o urbanista aborda o impacto da da altura dos edifícios e largura das vias na qualidade de vida urbana. O "culto ao grande", como denomina esta visão, não necessariamente traz melhorias para a vida dos cidadãos.
Por outro lado, há a "cidade de tamanho natural" na qual os projetos são concebidos colocando em primeiro plano as necessidades das pessoas e, em segundo plano, a "democracia urbana". Saiba mais sobre as ideias de Colville-Andersen no vídeo acima.
.