Este artigo é parte da série "Material em Foco", onde entrevistamos os arquitetos sobre o processo de criação e pensamento na hora da escolha dos materiais que serão utilizados nos seus projetos.
O projeto da nova sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi projetado pelo escritório Santini & Rocha Arquitetos. Conceitos de modernidade no planejamento da acessibilidade e nos princípios de sustentabilidade adotados podem ser observados na implantação da bacia de contenção de água da chuva e da cobertura vegetal. Nós conversamos com o arquiteto Cícero Santini para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto. Leia a seguir:
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
CS: Basalto 5 livre (nas paredes externas) + Miniwave Hunter Douglas + Concreto Aparente Moldado in loco.
Quais foram as maiores fontes de inspiração e influências quando estavam escolhendo os materiais utilizados no projeto?
CS: Arquitetura Contemporânea Uruguaia.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
CS: Os materiais de revestimento, ou no caso do concreto pela sua simples forma, foram importantes para marcar os diferentes planos e volumes, gerando uma dinâmica formal atraente.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
CS: Estético para os revestimentos, e no caso do concreto a facilidade de se executar uma estrutura nua, com poucos revestimentos diminuindo assim os acabamentos pós concretagem.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
CS: O concreto aparente exigiu um maior controle de limpeza e alinhamento de formas. A execução do basalto nas paredes foi um trabalho bastante artesanal, por isso foi sempre mantida a mesma equipe de instalação para este revestimento.
Como vocês pesquisaram os fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
CS: Fornecedores parceiros do escritório.