Um dos debates mais públicos e politicamente relevantes sobre as fronteiras espaciais, é a dos Estados Unidos e o México, foi sondado em um projeto que foi exposto na Bienal de Design de Londres. Dirigido por Fernando Romero e sua equipe, chamada fr*ee, a "Border City" propõe a ideia de uma cidade binacional na fronteira, um lugar onde as culturas "se chocam e misturam-se para criar algo completamente único".
Os estados ao longo da fronteira destes dois países têm agora uma população de mais de 100 milhões de pessoas - o suficiente para facilitar a introdução de uma nova cidade. fr*ee explicou: "Border City é o primeiro masterplan integrado para uma cidade binacional conducente a ambos os lados da fronteira, empregando ferramentas de empreendimento como zonas econômicas especiais para defender sua viabilidade". O masterplan é desenrolado em detalhe na Bienal de Design de Londres, como visto no vídeo abaixo.
A proposição decorreu de discussões contemporâneas sobre questões de imigração, controle de fronteiras e livre comércio, e as formas inflamatórias em que as pessoas sentem os problemas sem vislumbrarem soluções viáveis. O conceito está enraizado na longa história de lugares onde as fronteiras se encontram, lugares como Hong Kong, Andorra, Baarle Hertog / Baarle Nassau e Stanstead / Derby Line.
fr*ee explicou em um comunicado à imprensa: Sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental são ativos urbanos e princípios organizadores para a proposta. "Situações de fronteira" desafiantes são prováveis que se multipliquem em todo o mundo à medida que as populações crescem, a migração aumente e as economias continuem a globalizar. Romero introduz um protótipo urbano, com um plano hexagonal, que poderia oferecer um novo modelo para um mundo em rápido desenvolvimento.
A primeira cidade proposta está situada na extremidade do Novo México, Texas e Chihuahua. A pesquisa e as ideias colocadas no projeto conceitual seriam transferíveis para outras cidades binacionais, mas, para dar forma física a esses conceitos, uma cidade específica teria que ser contemplada.
Esta junção de estados foi entendida como uma área altamente lucrativa devido à conclusão do novo porto interior de Santa Teresa, a estrada I-10 que liga as costas leste e oeste e as 7 passagens fronteiriças existentes na área. Cada um deles representa uma oportunidade extraordinária para a logística e o transporte de produtos na área, e se combinam para formar a infraestrutura crítica necessária para um plano como este.
Para mais informações, vá ao website do fr*ee, e confira o vídeo de Border City na Bienal de Design de Londres, abaixo.
Architects
Localização
MexicoEquipe de Projeto
Fernando Romero, Sergio Rebelo, Unai Artetxe, Jessica Wang, Daniela Gallo, Ruoting Wang, Joao Urbano, Pedro Ramírez de Aguilar, Gaia Cella, Aleksandra Lukianova, Romain Thijsen, Luis Torres Lira, Yuri Jeong, Francisco Rocha, Rigel Davila, Qingyi Chen, Moss Palmer. David Forsyth, Filipe Jose Lacerda Neto, Osmin Josue Lopez Avalos, Dante Baldassin, Tracy Guzikowski, Gabriel Maese, Turku Colak, Yanni Wang, Yuan Liu, Yueming Zhao, Xiao GuEngenheiros
BuroHappold EngineeringConsultoria
PentagramAno do projeto
2016Fotografias
Área
290000000.0 m2
Notícia via fr*ee.