O arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Thom Mayne, concluiu recentemente uma pesquisa sobre o futuro da cidade de Houston em relação ao seu espraiamento urbano e rápido crescimento. O estudo, desenvolvido juntamente com 21 estudantes da Universidade de Houston e os professores Matt Johnson, Peter Zweig e Jason Logan, foca em modos de abordar os problemas que surgem com a história falta de planejamento da cidade em conjunto com o desregulado crescimento industrial. Estas abordagens incluem a remodelação da atual infraestrutura de energia, mudando o mercado imobiliário e a densidade urbana através de leis de zoneamento e novas ideias.
"Houston é a única cidade importante nos Estados Unidos sem zoneamento e legislação urbana", disse Logan. "Surpreendentemente, descobrimos que a falta de zoneamento pode gerar formas excepcionais de urbanismo e arquitetura."
O estudo envolveu um projeto de curto prazo em Los Angeles, onde o escritório de Mayne, Morphosis, está sediada. Os estudantes colaboraram com Mayne para imaginar um futuro próximo para Houston.
Ao explorar como reconstruir e repensar o desenvolvimento do distrito empresarial central, os alunos foram desafiados a demonstrar a viabilidade dos projetos de um ponto de vista econômico, cultural, social e ecológico, disse Zweig. Sua visão propõe um futuro dinâmico e otimista que está realmente ocorrendo mais rápido do que esperávamos.
O ápice da pesquisa é uma exposição na Galeria Mashburn da Faculdade de Arquitetura e Design, inaugurada no dia 30 de novembro. Além disso, o trabalho será publicado em um livro ainda no primeiro semestre de 2017.