O escritório e think tank CAZA (Carlos Arnaiz Architects) anunciou seus planos para o Ospital Pacifica de Juan e Juana Angara, um protótipo de hospital híbrido e centro de trauma localizado em Baler, Filipinas. Como o primeiro hospital geral combinado e Centro de Traumas no país, o projeto irá melhorar drasticamente o apoio médico nesta área remota.
Com uma capacidade diária de 75 pessoas, o espaço de 120 metros quadrados contará com uma variedade de serviços médicos, incluindo maternidades, imagens, salas de operação, uma capela e um café.
"O Hospital também oferecerá aos pacientes uma presença terapêutica da natureza, já que a paisagem exuberante exterior de Baler permeia a instalação através de uma série de copas ondulantes que criam uma figura arquitetônica em um campo verde aberto" - descreveu os arquitetos em um comunicado de imprensa.
Com o intuito de fornecer flexibilidade e modularidade adaptável, o hospital está planejado em torno de uma grade de nove metros por nove metros que irá acomodar uma variedade de organizações para o paciente e salas de exame.
Uma coluna central e integrada corre através do hospital, funcionando como a circulação de funcionários e suprimentos médicos, bem como criando um mecanismo centralizado de entrega de serviços.
"Como um protótipo, o hospital será pré-fabricado e reprodutível para outras regiões rurais com necessidades semelhantes de cuidados de saúde e trauma. Seu projeto contextual pode ser adaptado a outros ambientes por meio de presença externa personalizada e espaços públicos em resposta às condições locais específicas ".
O projeto de U$ 8 milhões começará a ser construído em dezembro deste ano e será concluído em março de 2018.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Notícia via CAZA (Carlos Arnaiz Architects).