O arquiteto costarriquenho César Oreamuno projetou uma cápsula modular que acomoda as necessidades básicas de uma comunidade em uma situação de emergência ou desastre. As unidades são adaptáveis e facilmente montadas para atender a uma variedade de situações e responder a uma série de funções únicas, embora o projeto tenha como foco principal melhorar a qualidade do atendimento às necessidades básicas das vítimas da crise e incentivar o desenvolvimento da comunidade.
A Comissão Nacional de Prevenção de Riscos e Resposta de Emergência da Costa Rica define desastres em massa como a ruptura de funções sociais comuns. Além do número de mortes e lesões, as consequências incluem a perda de bens materiais, a interrupção das linhas de abastecimento e a instabilidade econômica. Toda sociedade afetada por uma situação de crise sofre uma degradação das condições de vida.
Quando restringidos aos seus próprios meios, os indivíduos muitas vezes experienciam dificuldades para satisfazer suas necessidades mais básicas, chamando a atenção das organizações e instituições humanitárias. Na maioria dos casos, esta ajuda é realizada através de abrigos, geralmente salas comunitárias ou escolas, que podem não ter a infra-estrutura necessária para a higiene pessoal e saneamento, nem áreas adequadas para armazenamento e preparação de alimentos.
Não haveria necessidade de arquitetura se os seres humanos se contentassem em viver em cavernas ou em árvores. A arquitetura é necessária para criar condições de habitabilidade que não dependem da hora do dia ou da época do ano, nem das condições climáticas do ambiente em qualquer parte do território. – Guallart, 2009
É por isso que Oreamuno projetou estes módulos de abrigo temporário, idealizados a partir da ideia de uma faca do exército suíço; arquitetura capaz de resolver múltiplos problemas simultaneamente, permitindo aos usuários superar um estado de crise dentro de um período relativamente curto de tempo.
A unidade de abrigo é constituída por 5 cubículos, sendo 3 móveis (mobília interna) e 2 rígidos (suporte estrutural). Os módulos, o entendimento das funções dos acessórios, os métodos de transporte, o manual de montagem e as características do suporte técnico foram de extrema importância durante o processo de projeto para criar uma proposta funcional que atenda a uma série de características básicas, tais como:
- Sistemas modulares
- Adaptabilidade
- Diferentes opções de uso
- Instalação fácil
- Leveza
- Transportabilidade
- Nenhum trabalho manual especializado
- Nenhuma maquina necessária
- Alta resistência
- Capacidade de ser embalado e empilhado
Arquiteto: César Leonardo Oreamuno Canizal
Universidade: Latin University of Costa Rica. Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Ano: 2015
Localização: variada
Área: 13,7 m²