O escritório Wendell Burnette Architects divulgou imagens de seu projeto para primeiro sítio tombado pela UNESCO na Arábia Saudita, o MADA'IN SALEH ou HEGRA ao sul de Petra. O projeto foi recentemente aprovado pela Comissão Saudita de Turismo e Patrimônio Nacional.
Descrição por Wendell Burnette Architects
Nosso conceito de hotel para o MADA'IN SALEH consiste em uma miragem no limite sul de Jabal Ithlib. De longe, nosso projeto pretende recuar, desaparecer em um grupo isolado de pedras menores como uma base anônima construída de pedra de sílica clara e formando uma geometria simples - calmo, humilde e invisível a partir das estradas que se aproximam de Jabal Ithlib.
De qualquer direção a pé, de camelo, a cavalo ou de carruagem - nenhum vidro ou reflexos, apenas uma base de arenito de baixo gabarito - mesmo à noite, só se pode discernir o brilho quente de um grupo de fogueiras ao redor de algumas rochas.
Dentro desta base baixa, encontramos um solitário campo de pedra estável em torno de um mágico jardim de rochas, repleto de vozes, sons e aromas. Na noite da primavera, todo o acampamento é perfumado com o cheiro de mil flores de Al Ula Citrus.
Na parte da manhã, o acampamento acorda ao som da água de Nabataean enchendo os canais de pedra, que alimentam a toranja, laranjas, tangerinas, limões, cais e ao passo que a luz das estrelas dá lugar ao sol, as ruas pavimentadas ecoam o som de passos e vozes.
No centro do acampamento encontramos as pedras menores - um jardim pétreo que oferece um foco para a vida pública do acampamento, uma praça que oferece perspectivas em todas as direções.
Dos ambientes públicos que cercam a praça central, os visitantes podem desfrutar de vistas para as formações rochosas de Wadi em Al-Hijr.
Emanando do coração da praça central há rampas, platôs, um longo passeio e ruas sombreadas que direcionam o olhar e trajeto para uma vasta planície de areia.
Via Wendell Burnette Architects.
.