![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/282c/e58e/ce5a/1700/0116/newsletter/a.jpg?1481582626)
Recordar a arte mexicana do século XX é recordar também de figuras específicas, rostos, influências que permeiam de muitas maneiras a memória dos artistas contemporâneos e suas obras. Estas referências ficaram imortalizadas em espaços, textos, obras, porém, recordar o corpo e presença de seus autores após a morte é um tema sempre em aberto.
Apresentamos aqui um projeto conceitual do arquiteto mexicano Israel López Balan que propõe inaugurar um novo ciclo no uso e das emblemáticas Torres de Satélite, convertendo-as em mausoléus para as urnas e para a memória de Luis Barragán, Mathias Goeritz e ‘Chucho’ Reyes, que, de algum modo, contribuíram para a consolidação dessa praça.
Saiba mais a seguir.
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/286a/e58e/ce5a/1700/0118/newsletter/d.jpg?1481582687)
Do autor.
A arquitetura emocional é um estilo de arquitetura moderna concebido nos anos 1950 que se apropria do espaço, cor e luz para criar edifícios que proporcionam a meditação e reflexão. Foi concebida pelo arquiteto Luis Barragán e o escultor e pintos Mathias Goeritz, que estavam frustrados com a frieza do funcionalismo na modernidade. Em 1954, Barragán e Goeritz publicaram o Manifesto da Arquitetura Emocional, onde advogam pela necessidade de elevação espiritual que deveria estar contida em toda a arquitetura.
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/2808/e58e/ce5a/1700/0115/newsletter/b.jpg?1481582593)
As Torres de Satélite, primeiras esculturas dessa escala no México e um grande exemplo da arquitetura emocional, começaram a ser projetadas em 1957 a partir de ideias de Barragán, do pintor Jesús Reyes Ferreira e de Mathias Goeritz. O projeto original contemplava a construção de sete torres, a mais alta atingindo 200 metros de altura, porém, um corte no orçamento obrigou a uma redução na composição; finalmente, o projeto foi construído com 5 torres de alturas variadas, entre 30 e 52 metros.
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/2c75/e58e/ce4a/be00/00ac/newsletter/c.jpg?1481583719)
Com isso em mente, propomos o uso do espaço interno das torres como mausoléus onde serão depositadas as urnas com as cinzas de Barragán, Goeritz e Reyes, homenageando, assim, o legado artístico destes mestres.
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/289c/e58e/ce5a/1700/011a/newsletter/g.jpg?1481582743)
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/2837/e58e/ce4a/be00/0097/newsletter/d1.jpg?1481582642)
Propomos designar uma função distinta a cada uma das torres desta escultura urbana que não altere sua natureza artística, mas ative um percurso sequencial através da praça. A torre mais baixa terá uma capela que conserva o espírito místico-religioso de seus criadores. Três torres serão dedicadas aos mausoléus para os artistas. A torre mais alta oferecerá um espaço onde as pessoas poderão apreciar a cidade inteira, como um símbolo de ascensão mística.
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/2893/e58e/ce4a/be00/009a/newsletter/f.jpg?1481582731)
![](https://images.adsttc.com/media/images/584f/2c61/e58e/ce4a/be00/00ab/medium_jpg/h.jpg?1481583703)