Quando falamos do futuro das cidades, é comum nos referirmos a estimativas de aumento da população global para as próximas décadas. Se considerarmos os estudos realizados pelas Nações Unidas, até 2030 haverá 41 megacidades - áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes - onde viverão 9% da população global.
Acolher esta grande população e garantir uma boa qualidade de vida a todos não é tarefa fácil, no entanto, há cidades que, através de pequenas iniciativas e projetos já começaram a testar novas opções para atingir o objetivo de oferecer uma vida com qualidade a seus habitantes.
Neste vídeo, realizado pelo cinegrafias novaiorquino Oscar Boyson, somos conduzidos por uma viagem ao redor do mundo, passando por cidades como Auckland, Bogotá, Copenhague, Londres, Lima, Nairóbi, Tóquio e Santiago para conhecer as iniciativas que permitem avançar em direção à conectividade, habitabilidade, sustentabilidade e resiliência, de acordo com seus contextos específicos.
O documentário foi realizado em colaboração com The Nantucket Project e apresenta entrevistas com especialistas em temas urbanos, como a arquiteta e cofundadora do escritório Gehl Architects, Helle Søholt, e o economista e autor de O triunfo da cidade, Edward Glaeser.