Zaha Hadid Architects revelou o projeto da Guangzhou Infinitus Plaza em Baiyun New Town, Guangzhou, China, coincidindo com a cerimônia de inauguração do projeto. O complexo de 167.000 metros quadrados consistirá em dois edifícios, conectados no ar através de duas passarelas de telhado verde para criar um campus vertical para o LKK Health Products Group (LKKHPG) e a marca de produtos de saúde Infinitus.
Empregando as formas características de Zaha Hadid, o desenho do edifício segue o conceito do infinito, organizado como uma série de anéis infinitos que aumentam a conectividade e seguem a forma do símbolo do infinito "∞".
Dentro do complexo, vários departamentos e programas, incluindo um novo centro global de pesquisa e desenvolvimento, um centro de pesquisa e avaliação de fitoterápicos, um centro de exposições e uma galeria, foram organizados em torno de quatro átrios centrais e pátios para incentivar a interação entre os funcionários. Na cobertura, caminhos de caminhada e corrida são tecidos entre jardins de plantas de ervas chinesas, proporcionando um lugar de descanso para os funcionários.
"Zaha Hadid desenvolveu o projeto de Guangzhou Infinitus Plaza com conceitos de integração, conectividade e fluidez. Esta cerimônia inovadora continua seu legado de renome", disse Satoshi Ohashi, diretor do Zaha Hadid Architects China.
"A LKKHPG tem uma visão para melhorar a saúde e o bem-estar através do seu trabalho e programas comunitários importantes. Zaha traduziu essa visão para criar um novo ambiente de trabalho e cultura corporativa que promova a abertura e a comunicação. O projeto conecta-se com a cidade e implementa as mais recentes soluções tecnológicas e métodos construtivos para criar um ambiente de trabalho funcional, adaptável e agradável."
O edifício utiliza um "sistema unificado de vidros isolados" para maximizar a luz natural disponível, reduzindo também a perda de energia através da fachada. Sobre a parede envidraçada, placas de alumínio perfuradas protegem do ganho de calor solar direto, enquanto permitem a coleta de água pluvial. As telas foram desenvolvidas com inteligência digital para incluir sensores que permitem que o edifício adapte-se com base no tempo e uso de energia, permitindo uma maior redução do consumo de energia.
Guangzhou Infinitus Plaza está previsto para se tornar um novo portal para o novo Baiyun Central Business District, que incluirá 6 comunidades desenvolvidas em torno do antigo Baiyun Airport. Correndo entre os dois edifícios está a Linha 2 do metrô de Guangzhou, assegurando que o terreno será conectado ao restante da cidade.
O custo do projeto deve chegar a 4,5 bilhões de RMB (aproximadamente U$ 659 milhões). A construção está programada para ser concluída na Primavera de 2020.
Notícia via Zaha Hadid Architects.