Nos cinco pontos de arquitetura moderna do Le Corbusier, ele defende a inclusão de telhados planos que abriguem jardins, proporcionando um valioso espaço ao ar livre para os habitantes do edifício, a fim de substituir o terreno perdido para a construção do edifício. Mas, embora este reconhecimento do espaço exterior fosse importante para as pessoas, os jardins esculturais de telhado de concreto de Le Corbusier eram um pequeno consolo para a flora e fauna que foram deslocadas por suas obras.
Os recentes melhoramentos na nossa compreensão dos ecossistemas e do ambiente, bem como uma melhor compreensão científica das necessidades das plantas, mudaram drasticamente. Nas últimas décadas, telhados verdes explodiram em popularidade, e agora adornam todo tipo de edifício.
Reunimos alguns excelentes exemplos desses terraços jardim, incluindo o detalhamento estrutural que os torna possíveis. Saiba mais sobre essa técnica que gera benefícios ambientais, incluindo a redução do escoamento de águas pluviais, reduções no uso de energia elétrica e o efeito de ilhas de calor.
Vias Cultural Center / Estudio SIC
House at León / ALARCÓN + ASOCIADOS
House C / Hiroshi Nakamura & NAP
Galeria Mario Sequeira / Carvalho Araújo
Cubierta Verde / Cardoso + Zúñiga
Senior Citizen Community Center / F451 Arquitectura
OS House / NOLASTER
Volcano Buono / RPBW
Villa Bio / Enric Ruiz Geli
Line of Work / Jill Anholt Studio
Sports Pavilion / Filipe Brandão and Nuno Sanches
House LLP / Alventosa Morell Arquitectes
Gozu House / OPUS
KCEV / Petr Hajek Architekti
Sun Rain Room / Tonkin Liu Architects
Nk’Mip Desert Cultural Centre / DIALOG
The Hill Cork House / Contaminar Arquitectos
Confira mais grandes projetos com telhados verdes aqui.