Em 2014, o escritório Snøhetta foi anunciado como um dos dois vencedores de um concurso para desenhar o novo papel-moeda para o Banco Norueguês. Agora, após dois anos de desenvolvimento, as primeiras notas foram impressas e estão prontas para entrar em circulação.
Para a ocasião, o Banco da Noruega divulgou uma série de vídeos explicando o processo de projeto e produção. Assista a seguir.
As notas novas seguem o tema escolhido -- "O Mar" -- , com as frentes trazendo imagens realísticas de cenas náuticas, concebidas pelos estúdios Metric Design e Terje Tønnessen, e os versos trazendo os motivos pixelados criados pelo Snøhetta.
"Intitulado 'A beleza das fronteiras', o projeto celebra a costa do país como um elemento fundamental de sua identidade, herança e indústrias. O padrão cúbico constrói a costa, o horizonte e o motivo; assim como os seres humanos constroem nossas sociedades na costa ", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa.
A nova moeda será lançada em várias etapas, começando com as notas de 100 e 200 coroas em 30 de maio de 2017. As notas de 50 e 500 coroas seguirão aproximadamente um ano depois, e a nota de 1000 coroas será lançada em 2019. Dado o complexo processo de produção, estas datas estão sujeitas a potenciais atrasos.
Saiba mais sobre o desenho das notas nesta série de quatro vídeos produzida pelo Banco da Noruega, com entrevistas com os designers Henrik Haugan e Moa Nordahl, do Snøhetta (na parte 3):
Parte 1: Por que precisamos de novas notas?
Part 2: Por que "o mar" foi escolhido como tema das novas cédulas?
Part 3: O que está por trás da escolha dos motivos das novas notas?
Part 4: O longo caminho entre as propostas de desenho até as notas oficiais.
Saiba mais sobre as notas aqui.
Via Snøhetta, Norges Bank.