Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.
A Casa na Rua das Terras 8 projetada pelo atelier português Colectivo Cais. O projeto de ampliação e requalificação de um projeto habitacional de 210m2.
Do lote existente faziam parte uma casa de apenas um piso, um logradouro e as ruínas de um armazém anexo a tardoz. O projeto teve como principal premissa a requalificação da construção existente e a ampliação da área total da casa, através da adição de um piso superior. Conversamos com a arquiteta Marta Pavão do Colectivo Cais para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
MP: Os principais materiais são; azulejo, madeira, micro-cimento e reboco pintado na cor branca.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?
MP: Penso que quando projectamos, nunca estamos sozinhos. As referências e inspirações nunca são apenas as do momento. Carregamos sempre connosco as nossas viagens; lugares visitados e experiências. No entanto, as referências mais directas e para o desenho e materiais da casa na rua das Terras foram da arquitectura contemporânea portuguesa e do modernismo brasileiro.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
MP: Penso que quando desenhamos um espaço, a materialidade, mais ou menos conscientemente, já está presente nesse desenho. Assim, desenho e materialidade vão crescendo juntos, contaminando o projecto e definindo o sentido e conforto dos espaços.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
MP: Os materiais utilizados na casa na rua das Terras são materiais simples e característicos da arquitectura portuguesa. São materiais de fácil emprego/ execução.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
MP: Não podemos considerar que a escolha dos materiais tenha imposto alguma espécie de desafio ao projecto.
Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto?
MP: Penso que não. Desde o início e concepção do projecto, os materiais que efectivamente utilizámos na construção, já estavam presentes.
Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
MP: Através de pesquisa online; de contacto com colegas da profissão e, posteriormente, consultando o construtor escolhido para a execução da obra.