Pillars é um novo monumento no coração de Copenhague dedicado a transmitir informações ao público através de uma combinação de dados nacionais e beleza artística. Inspirado por outras obras de grandes dimensões, como o Relógio de 10.000 Anos no Texas, o Monte Rushmore na Dakota do Sul, e o Fühlometer em Lindau, Alemanha, Pillars incentiva cidadãos e autoridades a compreenderem alguns fatos ligados ao desenvolvimento nacional.
Baseado em dados provenientes de fontes como a ONU, a Statistics Denmark e a CIA World Factbook, Pillars se inspira em uma floresta de bétulas, uma espécie de árvore comum nas florestas escandinavas, com buracos de luz marcando os troncos. Estes buracos apresentam informações visuais sobre a Dinamarca na última década, por exemplo, o aumento na expectativa de vida.
Outras árvores representam o desemprego, PIB, níveis de poluição, igualdade de renda e mortalidade. O objetivo é ajudar a população a entender o desenvolvimento de seu país e buscar melhorar cada vez mais.
Via: Søjlerne