Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.
A casa UNI foi projetada pelo ateliê Mayer & Selders, na Ilha da Madeira em Portugal. A paisagem rural deste sítio e predominante na Madeira é marcada por socalcos, suportados por paredes em pedras de basalto, constituídas por variadas rochas do sítio, muitas vezes com tamanhos impressionantes.Conversamos com os arquitetos do Mayer & Selders para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
MS: Madeira, betão e alumínio.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estavam escolhendo os materiais empregados no projeto?
MS: A paisagem e a arquitectura rural na ilha da Madeira.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
MS: A escolha para um revestimento em ripas de madeira permitiu deixar as fachadas mais simples e homogêneas. Especialmente a fachada Noroeste ia ficar muita bruta com um material menos quente como reboco ou pedra.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
MS: Foi mais fácil para transportar, este sitio tem um acesso muito difícil.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
MS: Muitos carpinteiros e empreiteiros na Ilha da Madeira não são habituadas a este tipo de construção e foi um desafio insistir, instruir e acompanhar, porque também não somos especialistas.
Vocês chegaram a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto?
MS: Sim, consideramos usar reboco como revestimento principal, e as fachadas com este material ia fazer com mais aberturas pequenas em vez de uma grande.
Como vocês pesquisaram fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
MS: Já trabalhamos com perfil de madeira termotratada nos gabinetes em que colaboramos antes de abrir o proprio gabinete.