Nos últimos 10 anos, o Curry Stone Design Prize cresceu para se tornar um dos prêmios mais importantes do mundo honrando profissionais socialmente impactantes e a influência do projeto como uma força para melhorar as vidas e fortalecer as comunidades.
Este ano, em homenagem ao 10º aniversário do prêmio, a Fundação Curry Stone reconhecerá o maior grupo de práticas influentes até hoje, reconhecendo 100 escritórios nos próximos doze meses como membros do "Círculo de Projetos Sociais". Cada empresa será perfilada no site oficial do prêmio, além de participar do novo podcast da fundação, Social Design Insights, a partir de 5 de janeiro de 2017.
"Nos últimos dez anos, o Curry Stone Design Prize tem reconhecido alguns dos escritórios internacionais mais impactantes e inspiradores", diz Emiliano Gandolfi, diretor do prêmio. "Seu trabalho é parte de um movimento maior de indivíduos e grupos que vêem a arquitetura como uma ferramenta necessária para tornar nossas sociedades mais justas, ambientalmente sustentáveis e socialmente inclusivas. Formamos o Círculo de Projetos Sociais para ilustrar o significado deste movimento e compartilhar com um público mais amplo o grande potencial dessas práticas transformadoras".
Os recebedores do Círculo de Projetos Sociais serão anunciados mensalmente em categorias temáticas com base em suas realizações. Para o mês de janeiro, 6 empresas foram reconhecidas sob o tema "Os arquitetos devem estar fora da lei?"
Mark Lakemen (City Repair Project)
Estes 6 escritórios apresentarão, em janeiro, episódios do Social Design Insights podcast, co-organizado pelo diretor do Prêmio Emiliano Gandolfi e o escritor premiado, arquiteto e especialista em pós-desastres, Eric Cesal. O par se envolverá em uma conversa com líderes de movimento nos próximos 12 meses nos seguintes assuntos:
- Janeiro: Os arquitetos devem estar fora da lei?
- Fevereiro: O direito à habitação é real?
- Março: A arquitetura pode desafiar a desigualdade?
- Abril: A arquitetura pode prevenir desastres?
- Maio: Podemos projetar o envolvimento da comunidade?
- Junho: O design pode recuperar espaços públicos?
- Julho: Podemos projetar uma cidade amigável às favelas?
- Agosto: Como projetamos com escassez?
- Setembro: O que a arquitetura pode fazer para promover paz?
- Outubro: Uma cidade pode funcionar como um ecossistema?
- Novembro: A arquitetura cria política ou vice-versa?
- Dezembro: Como democratizamos a arquitetura?
"Social Design Insights será um fórum para ouvir os principais praticantes do Movimento de Projetos Sociais sobre seus próprios métodos, em suas próprias palavras. Ao atrair dezenas de profissionais de todos os campos para uma única conversa, esperamos poder examinar os desafios atuais do Design Social e seu potencial futuro", diz Eric Cesal.
O podcast será transmitido todas as quintas-feiras no site oficial do Prêmio e estará disponível através dos feeds do iTunes, Android e RSS, começando em janeiro com Teddy Cruz, Santiago Cirugeda (Recetas Urbanas), Arquitectura Expandida, Stalker e Mark Lakeman (City Repair Project). No início de cada mês, os novos homenageados do prêmio serão anunciados ao público.
Para saber mais sobre o prêmio e sobre os agraciados deste mês, visite o site Curry Stone Design Prize, aqui.
Notícia via Curry Stone Design Prize.