Um ano após o anúncio da MultiFab, uma impressora 3D multi-material, pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computalção e Inteligência Artificial do MIT desenvolveram um sistema para criar objetos a partir de múltiplos materiais. A nova interface, chamada Foundry, foi concebida para ser acessível a não-programadores, indo na contramão da tendência histórica da impressão com vários materiais, que sempre foi cara e de difícil aplicação.
A equipe do MIT espera que o Foundry se torne "o photoshop da impressão 3D". Para possibilitar um rápido processo de prototipagem, a plataforma permite que o designer atribua distintas propriedades materiais a cada parte do objeto impresso.
O software é compatível com qualquer impressora multi-material disponível no mercado. Atualmente, os usuários devem importar a geometria a partir de programas CAD tradicionais e, posteriormente, dentro do Foundry, designar a composição material, no entanto, os pesquisadores estão buscando meios de integrar a plataforma dentro dos programas CAD. Além disso, a equipe espera em breve prever o comportamento estrutural de cada uma das partes composta por diferentes materiais.
Saiba mais sobre o Foundry no DesignNews.