Lisboa foi recentemente anunciada como vencedora da categoria "Melhor Cidade" do Design Awards 2017, promovido pela revista inglesa Wallpaper, referência mundial no campo. A capital portuguesa superou outras quatro finalistas de peso para receber o prêmio: San Francisco, Washington (ambas nos Estados Unidos), Shenzhen (China) e Viena (Áustria).
Entre os pontos altos destacados pela revista para a escolha de Lisboa estão a inauguração do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), às margens do Tejo, e da ARCOLisboa, feira internacional de arte contemporânea, além da Trienal de Arquitetura da cidade.
“A capital portuguesa está em um excelente momento cultural e arquitetônico, depois de um programa de regeneração que se estende do centro à orla. O novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado por Amanda Levete, é um novo ícone da cidade, onde se realizou também a edição inaugural da feira de arte ARCOLisboa e da Trienal de Arquitetura de Lisboa, que incluiu o trabalho de Johnston Marklee, Nuno Brandão Costa e Office KGDVS. As inaugurações de hotéis de luxo incluem o Memmo Príncipe Real, enquanto o novo Terminal de Cruzeiros, que será concluído este ano, duplicará a capacidade do porto”, diz a revista.
A premiação acontece em momento oportuno para Lisboa, que sediou o Web Summit, maior feira de tecnologia do mundo, em 2016 (e também o fará em 2017 e 2018), além de ser escolhida como a Capital Ibero-Americana de Cultura deste ano.