O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, designou esta semana José Manuel Dias da Fonseca para a presidência da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura. Dias da Fonseca presidia a Assembleia Geral da Associação Casa da Arquitectura e substitui agora Guilherme Pinto na presidência da instituição, após seu falecimento no dia 8 de janeiro.
Dias da Fonseca presidiu a Fundação Casa da Música durante nove anos, tendo sido também presidente da AICEP. Licenciado em Economia, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos e é atualmente group chief executive da seguradora MDS.
Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, aponta que Dias da Fonseca “tem, pela sua relação pessoal à arquitetura, pelo conhecimento do projeto da CASA da Arquitectura, e pelo perfil e experiencia profissional, em quanto economista e bom gestor, com ligação ao mundo cultural e empresarial, conhecedor da realidade institucional como presidente ex-presidente de instituições como a Fundação Casa Da Música, ótimas condições para realizar um excelente trabalho como presidente da Casa da Arquitectura e será um bom presidente e dará continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito e programado que abrirá com a abertura das novas instalações uma nova era para a CASA”.
A Casa da Arquitectura é uma entidade nacional de iniciativa da Prefeitura de Matosinhos (Câmara Municipal de Matosinhos) que reuniu em 2007 um conjunto de entidades, empresas e arquitetos fundando esta associação de visava promover a arquitetura, o debate disciplinar, o seu estudo e o seu conhecimento publico chegando ao grande público. Desde a sua origem, foi presidida por Guilherme Pinto, prefeito de Matosinhos - cidade natal de Álvaro Siza.
Fonte: Casa da Arquitectura.