Para o mais recente desfile da maison Prada, o AMO "voltou ao básico". Concebido para a coleção outono/inverno 2017 da marca, Continuous Interior se inspira em projetos domésticos, tomando emprestada a forma de partições curvas de madeira e peças de mobiliário emblemáticas para criar um palco que transmite a importância da autenticidade no cenário político de hoje.
"No momento atual -- quando questões de simplicidade e essencialidade se tornam cada vez mais relevantes -- o AMO e a Prada sentiram a necessidade de voltar ao básico, abandonando a construção de cenários hiper-realistas e completamente imersivos em favor de um projeto modesto e doméstico, no qual a experiência do público é ativada mais pela relação com o espaço físico que pelo impacto visual", afirmaram os arquitetos em um comunicado de imprensa.
"Eles também advogam em favor de um retorno à realidade e da possibilidade de uma experiência íntima e não-mediada entre o público e a moda."
O AMO criou um sentido de domesticidade através do uso de materiais familiares, como granilite, azulejos e fórmica -- as texturas quentes e suaves dos materiais escolhidos contrastando com as superfícies ásperas e frias dos interiores do edifício em Milão -- e da introdução de peças específicas de mobiliário, como camas e bancos. Juntos, os elementos "definem um ritmo para a composição geral".
Os membros da plateia ficam acomodados na estrutura, com as paredes curvas oferecendo a cada espectador uma perspectiva única para ver o desfile.
"As partições, com sua altura limitada, agem como uma tela entre os diferentes ambientes, proporcionando uma perspectiva individual para cada espectador, ao passo que também permitem ver as modelos por trás dos lambris", explicam os arquitetos. "Todos os espectadores compartilham da mesma experiência individual e, simultaneamente, coletiva."
Via OMA/AMO.