Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que compartilhem conosco como se dá o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus edifícios.
O CKK Jordanki (Centro Cultural e de Convenções Jordanki) de Fernando Menis está localizado no centro histórico de Torun. Ele respeita a altura mais baixa dos edifícios do entorno para preservar as vistas do rio e melhor se ajustar ao ambiente natural que o circunda. O edifício foi projetado para parecer mais natural, como uma 'pedra' que marca a transição do lote urbano para o parque que o rodeia. Nesta entrevista, falamos com Fernando Menis, que explicou em profundidade como a seleção dos materiais do projeto contribuiu para o processo projetual, ajudou na inclusão da acessibilidade universal e na construção do projeto.
Quais foram os principais materiais utilizados no projeto?
FM: Concreto e "picado". "Picado", palavra vinda do espanhol, é um material novo, certificado pelo Instituto de Pesquisa em Construção da Espanha e da Polônia, e consiste em misturar concreto com outros materiais e quebrá-lo após a montagem, para obter certos efeitos acústicos. No caso do CKK Jordanki, o efeito "quebrado" foi conseguido pela mistura de concreto com tijolos vermelhos reciclados ou com pedra vulcânica.
Em termos de materiais, quais foram suas principais fontes de inspiração e influência para selecioná-los?
FM: A maior fonte de inspiração foi, sem dúvida, o centro histórico da cidade de Torun, a cidade onde o CKK Jordanki está localizado. Torun, uma cidade que é patrimônio da UNESCO, tem um forte legado gótico e suas fachadas são quase todas de tijolos vermelhos.
Você pode descrever como as decisões sobre os materiais foram consideradas dentro do projeto conceitual?
FM: A preocupação essencial era obter uma excelente acústica, uma vez que o foco do projeto era uma Sala de Concertos. Para tal, nos preocupamos com o uso de materiais que poderiam dar bons resultados em termos de reflexão, distribuição e absorção de som. Nesse sentido, o "picado" feito com tijolo complementa a geometria da Sala de Concertos e reflete e distribui o som muito bem. Também sempre tentamos aproveitar ao máximo empresas e recursos locais, portanto, além do concreto, usamos tijolos usados de uma empresa local (Ceramsus). Finalmente, em termos de materialidade e a partir de uma interpretação contemporânea de um material tradicional, quisemos fazer referência ao legado gótico da cidade de Torun, cujo tijolo vermelho é onipresente: no CKK Jordanki, o tijolo vermelho "picado" permeia o interior e aparece também na fachada, num contraste expressivo com o concreto branco, que também foi utilizado.
Quais foram as vantagens destes materiais durante a construção?
FM: O concreto fornecido pela CEMEX Polônia e os tijolos fornecidos pela Ceramsus são materiais produzidos localmente, portanto, além de ajudar a impulsionar a economia local, seus preços eram muito acessíveis. Além disso, os tijolos que usamos eram residuais, então os reciclamos criativamente, dando-lhes uma nova forma e função. O "picado" atua como uma ferramenta no sistema de acústica projetado para o edifício.
Você enfrentou algum desafio devido à sua seleção de material?
FM: A palavra desafio é muito apropriada para este projeto, pois tudo foi pura invenção e inovação. Queríamos experimentar novos métodos para acústica, para demonstrar que é possível criar um novo tipo de auditório sem madeira, desmistificando o barroco. Então todos esses desafios foram superados quando o novo concreto foi aprovado em laboratórios oficiais e certificados na Espanha e na Polônia.
Houveram outros materiais considerados para o projeto? Se sim, como o projeto teria mudado?
FM: Desde o início, quando eu visitei pela primeira vez Torun e descobri que a cidade histórica foi essencialmente construída com tijolo vermelho, decidi usar esse material misturado com concreto. Em outras palavras, a direção final tinha sido escolhida desde o início, embora a ideia tenha sido desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do caminho, com os diferentes testes e provas que realizamos.
Como você pesquisou e escolheu fornecedores ou mão-de-obra para os materiais usados no projeto?
FM: Quando cheguei na Polônia, observei como eles trabalhavam lá, quais os costumes que tinham, no que eram melhores, quais eram os preços mais competitivos; depois de levar tudo isso em consideração, concebemos o sistema construtivo, sempre de acordo com a cultura construtiva da Polônia.
* CKK Jordanki recebeu recentemente o CEMEX Building Award de 2016 na categoria de Acessibilidade Universal para a equipe internacional.