A primeira fase do novo Campus de Manhattanville da Universidade de Columbia, composta por dois edifícios do Renzo Piano Building Workshop, está quase concluída, com a inauguração prevista para a primavera de 2017.
O Centro de Ciências de Jerome L Greene e o Centro de Artes Lenfest são os dois primeiros edifícios a serem concluídos dentro do masterplan do campus, concebido por Piano em colaboração com SOM, que abrangerá 19 cabará por abranger cerca de 7 hectare entre as ruas 125 e 133 no noroeste de Manhattan.
O Centro de Ciência de mais de 40.000 m² constitui-se do maior edifício já construído pela Universidade de Columbia e conta com áreas de laboratório de planta aberta e espaços interativos, cercando um núcleo de espaços de reunião e de colaboração. Uma grande quantidade de luz natural penetra profundamente no edifício através das paredes duplas de vidro, que foram projetadas para eliminar o ruído do metrô e da estrada próxima.
"Desconfio de metáforas" observou Piano. "Mas se é um palácio, é um palácio de luz."
Ao nível do solo, um centro de bem-estar da comunidade, laboratório educativo, área de exposição, comércios e restaurantes convidarão o público a utilizarem o edifício.
Ao lado, o Centro Lenfest para as Artes, de 5.500 metros quadrados, proporcionará espaço flexível para uma variedade de intervenções artísticas, incluindo mais de 350 metros quadrados de espaço de exposições, uma sala de 150 lugares para cinemas e projeções digitais, um espaço de performance para produções experimentais e um palco de 400 metros quadrados. Os quatro principais elementos do programa apresentam espaços de pés-direitos duplos, com serviços de apoio e escritórios localizados no mezanino. Estruturas exteriores exclusivas de "colunas" irão distribuir cargas para o exterior do edifício, permitindo que os espaços interiores permaneçam livres.
O edifício de 8 andares foi revestido principalmente em alumínio pintado, com grandes extensões de janelas de dupla altura estrategicamente localizadas para fornecer muita luz natural. O piso térreo, no entanto, foi equipado com um parede cortina personalizada completamente transparente para promover uma conexão com o campus e fornecer vistas para as atividades no interior.
A próxima fase do masterplan do campus consiste em um terceiro edifício de Renzo Piano, o Fórum Universitário de 5.200 metros quadrados e o Centro de Conferências Acadêmicas, que atualmente está em construção e deverá estar concluído até 2018. Uma nova sede para a Columbia Business School, projetada por Diller Scofidio + Renfro em colaboração com FXFowle em torno de um espaço verde acessível de 4.000 m².
Futuras fases incluirão a reutilização adaptativa de vários prédios industriais, incluindo uma fábrica de automóveis e outra de laticínios. Todos os edifícios do campus serão eventualmente conectados através de um sistema subterrâneo que levará a uma usina de energia de 7 mil metros quadrados, que fornecerá a todos os edifícios eletricidade, água gelada e vapor de alta pressão.
"No subterrâneo há continuidade entre os vários edifícios", disse Piano, "mas acima do solo os edifícios pertencem tanto ao campus quanto à cidade".
Estima-se que o desenvolvimento total do campus custará U$ 6,3 bilhões. Mais informações sobre os planos podem ser encontradas no site da Universidade, aqui.
Notícia via Columbia University.