Seguindo a tradição de seu escritório de diluir as linhas entre arquitetura, arte e meio ambiente, Elizabeth Diller, sócia fundadora do Diller Scofidio + Renfro, está produzindo uma ópera para a High Line. Intitulada "Mile Long Opera", a produção será montada ao longo da atração favorita de Nova Iorque, projetada pela DS + R com James Corner e Piet Oudolf e aberta ao público em 2009.
Trabalhando com o compositor David Lang e o designer de som Bruce Odland, Diller foi inspirada a produzir a ópera após conhecer a história de um morador do bairro Chelsea que costumava instalar cabarés nas saídas de incêndio dos edifícios. Chamado Renegade Cabaret [Cabaré Renegado], os shows despertaram uma reação por parte dos moradores, pois estavam prejudicando a privacidade de seus apartamentos na West 20th Street.
As colaborações anteriores de Diller com Lang incluem “Musings on a Glass Box”, que foi exibida na Fondation Cartier pour l'Art Contemporain de Jean Nouvel em Paris em 2014.
A ópera não seria a primeira incursão de Diller na produção teatral - a arquiteta também colaborou com o cineasta Spike Jonze para ajudar a criar as configurações para seu filme "Her", de 2013.
"Na faculdade eu tinha o sonho de ser cineasta. Eu tinha feito disciplinas de cinema na Cooper Union, mas depois, de algum modo, desviei para a arquitetura", disse Diller à Architect Magazine em 2014. "Mas o bicho do cinema nunca foi embora."
Via The Real Deal. H/T Architect’s Newspaper.