O presidente da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), Luís Natal Marques, afirmou durante o seminário "Mobilidade e Qualidade de Vida nas Cidades", que a rede de bicicletas compartilhadas da capital portuguesa irá iniciar sua fase de teste em março ou abril, e em junho estará pronta para funcional plenamente.
De acordo com Marques, em junho as mais de 1.400 bicicletas estarão disponíveis em toda a cidade. Entre março e abril, no entanto, o sistema funcionará em fase de testes apenas no Parque das Nações, por ser esta uma região "mais contida da cidade". A rede terá ao todo 1.410 bicicletas (940 eléctricas e 470 convencionais) distribuídas em 140 estações: 92 no planalto central da cidade, 27 na baixa e frente ribeirinha, 15 no Parque das Nações e seis no Eixo Central (que abrange as avenidas Fontes Pereira de Melo e da Liberdade).
Na opinião de Carlos Castro, responsável por mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa, o recém-inaugurado Eixo Central, que conta agora com uma ciclovia bidirecional, é um dos exemplos na cidade que "mostra a capacidade de as pessoas usarem a bicicleta". "Estamos a garantir condições para que as pessoas possam usar o modo de transporte que quiserem", apontou, advogando que "às vezes é mais fácil chegar a certos pontos da cidade de bicicleta do que de transportes públicos".
Fonte: Público.pt