A nova loja âncora da empresa de móveis e design XTRA, na Praça da Marina de Cingapura, inclui uma "Shop-in-Shop" da Herman Miller, inspirada a partir dos móveis que apresenta. Abrangendo todo o espaço está uma estrutura arqueada de 20 metros que, a partir de uma distância, aparenta ser um tecido adornado puxado sobre uma moldura. Mas, de fato, essa estrutura é construída a partir de uma "pele" de chapas de compensado que o designer Pan Yicheng de PRODUCE Workshop chamou de "tecido de madeira" (fabricwood).
Ao conceber este material, PRODUCE inspirou-se nas cadeiras Herman Miller, que utilizam compensado moldado e malhas elásticas para criar estruturas ergonômicas e autoportantes. O elemento de compensado na Shop-in-Shop é, na verdade, composto de 280 painéis que são torcidos e dobrados para criar uma forma com uma estrutura mínima que ecoe o emblemático logotipo da empresa de cadeiras.
Processar madeiras para parecer tecidos não é um feito simples. O procedimento começa com o desenho de um padrão CNC em chapas planas de compensado. Yicheng e sua equipe empregam uma técnica de alfaiataria chamada darting para cortar rachaduras da superfície, permitindo que a madeira se dobre da mesma forma que o tecido se conforma ao corpo. Estas fendas são então "costuradas" com abraçadeiras e rebites que conectam as bordas dos painéis modulares.
Finalmente, duas camadas de madeira são conectadas com cavilhas e rebites de madeira para dar espessura às paredes. Uma combinação de modelagem física e computacional simula a geometria da forma tridimensional final. O resultado é uma estrutura ondulante que parece quase estofada.
Yicheng já havia testado um projeto semelhante para XTRA e Herman Miller em 2012, onde ele usou triângulos de compensado interligados para criar uma concha de tecido. Esta versão de 2016 foi, segundo o designer, "mais exigente para conceituar e prototipar", mas ainda incorpora o calor e a leveza que a madeira proporciona.