Aedas revelou os planos para o Gemdale Changshou Road, um novo empreendimento de uso misto localizado dentro do anel urbano de Xangai, que acrescentará 45.000 metros quadrados de escritórios em terraços e espaços de comércio na proximidade de um desenvolvimento residencial planejado.
Projetado por Andrew Bromberg da Aedas, foi apelidado de "Cloud on Terrace", uma vez que constitui-se de uma série de terraços verdes como uma "ponte visual e ocupávell" entre os empreendimentos residenciais baixos a sul e Changshou Road para o norte."
O embasamento comercial cria uma fachada urbana ao longo da borda da propriedade, gradualmente afastando-se com terraços vegetados para encontrar-se com o recuo da torre. Entradas para as áreas de comércio são localizadas em ambas as extremidades do edifício, de frente para os cruzamentos de pedestres mais movimentados e conectando a duas estações de metrô próximas. De acordo com Aedas, essas decisões de projeto tornarão o empreendimento altamente acessível, fornecendo vida urbana à vizinhança.
À medida que o edifício sobe, os terraços se dissolvem na forma deliberadamente ambígua da torre, articulada com cantos arredondados e uma fachada envidraçada ondulada para refletir suavemente o entorno. Os arquitetos descrevem o impacto visual como "que permitirá que a torre flutue acima dos terraços verdes do comércio abaixo como uma" nuvem sobre um morro."
Contribuindo ainda mais para a sua interação com a rua, a torre foi orientada para optimizar as vistas ao longo da estrada Changshou, enquanto abaixo, uma "caverna" recuada divide a volumetria a uma escala humana.
O edifício também foi projetado para condições ideais de luz: frisos horizontais em torno da torre atuam como guarda-sóis e vidros especiais de alto desempenho foram especificados para a parede cortina, reduzindo o ganho solar nos pisos do escritório. Paisagismo nas varandas da base pódio também irá fornecer refrigeração e sombreamento para o ambiente naturalmente ventilado.
Gemdale Changshou Road está previsto para ser concluído em 2019.
Notícia via Aedas.