Sinan Günay e Nurhayat Oz, do escritório Superspace, receberam o segundo prêmio no concurso MetsäWood , The City Above the City, que buscava propostas de extensões de madeira nos centros das cidades. Com seu projeto, "Colidindo linhas e Vidas", a equipe projetou uma série de módulos habitacionais de madeira para serem anexados a um aqueduto romano arqueado do século quarto, em Istambul.
Construído pelo imperador romano Valens, o arco era importante para o abastecimento de água para os romanos e otomanos, mas posteriormente perdeu seu significado e funcionalidade com avanços tecnológicos e de infraestruturas, tornando-se um marco não utilizado na cidade.
No distrito de Fatih, permanecem 921 metros desta arcada, que se tornaria a base para a proposta do projeto.
Uma estrutura [em grade], localizada acima da arcada, referenciando-se às aberturas dos arcos, serviria como uma base vertical, mas linear para os módulos habitacionais de madeira. Também cria um percurso entre a madeira e a pedra, o antigo e o novo, a história e o futuro, o duro e o macio, o dia e a noite, o pesado e o leve, e, finalmente, conformando uma vida alternativa elevada, explicaram os arquitetos em um comunicado de imprensa recente.
Notícia via: MetsäWood.