O arquiteto holandês Matthijs Ia Roi, com sede em Londres, ganhou o concurso para Monumento Belga com a sua proposta, Museu da Hospitalidade, que será construída em Amersfoort, na Holanda.
O museu servirá como um símbolo de hospitalidade para os refugiados na Holanda e complementará o monumento vizinho, da Primeira Guerra Mundial, que foi um presente da Bélgica em reconhecimento à Holanda ter acolhido soldados belgas durante a guerra.
O 'Museu da Hospitalidade' funciona como um pavilhão de exposições ao lado do monumento atual. Ele conta a história dos refugiados belgas durante a Primeira Guerra Mundial, com a intenção de traçar paralelos com a atual crise de refugiados também. Ele vai ficará como um lembrete para as gerações futuras da importância de fornecer hospitalidade para aqueles em necessidade, disseram os arquitetos em um comunicado de imprensa.
O pavilhão contará com dois volumes, cada um dos quais irá acolher um pequeno espaço de exposição -a primeira área irá detalhar a crise dos refugiados belgas na Holanda durante a Primeira Guerra Mundial, e o segundo espaço exibirá 100 anos de hospitalidade dos refugiados na Holanda da Primeira Guerra Mundial em diante.
Inspirado no mesmo estilo do monumento existente, a forma do edifício imita a plasticidade de massas essenciais através do movimento e flexibilidade. Além disso, o novo edifício utilizará o mesmo tijolo e calcário do monumento existente.
A construção no museu é definida para terminar em 2019.
Notícia via: Matthijs Ia Roi.