Um coral gigante e liso? Uma craca? Uma toca de natação floral?
Tais frases são como o estúdio de arte e arquitetura Marc Fornes / THEVERYMANY tentam descrever seu mais recente projeto curvilíneo, Under Magnitude.
Suspensa no Centro de Convenções de Orange County, em Orlando, a instalação é uma estrutura de dois andares, formada por uma rede de ramos que são sintetizados por uma única superfície lisa e branca. A forma expressa o objetivo do estúdio de "unir superfície, estrutura e espaço para criar um novo tipo de experiência".
A brancura da peça permite mudanças dinâmicas no tom e na luz em diferentes momentos do dia. Muitas vezes, consegue o efeito de falta de arestas ou limites, amplificado pelas curvaturas de fluxo.
A partir da distância, a estrutura poderia ser percebida como uma única massa, mas ao ser examinada mais de perto, revela-se como a conglomeração de uma série de subelementos. A superfície complexa também serve como estrutura, por conta dos ramos tubulares que se entrelaçam para criar "colunas" e "vigas".
Enquanto a espessura do material é de apenas 1mm de espessura, a própria estrutura é robusta o suficiente para ser pisada. Baseia-se nos conceitos fundamentais de curvatura intensiva e extensiva, o último dos quais foi explorado no Modelo de Bolha de Sabão de Frei Otto.
A força de Under Magnitude é alcançada pela "Curvatura Intensiva", que é a maximização da dupla curvatura em todo o projeto, enquanto são restringidos os raios máximos, explicou o estúdio. O resultado é uma estrutura que tem uma curvatura muito mais apertada com a mudança constante de direção, culminando em melhor desempenho estruturalmente. A "Curvatura Intensiva" conduz às características de ramificação, tubulares, consistentes ao longo do corpo de trabalho do estúdio.
Under Magnitude é também uma realização posterior de "Structural Stripes", um sistema à base de alumínio inventado por Fornes e desenvolvido nos últimos 10 anos. Cada faixa é presa em conjunto e representa unidades de materiais de construção, mas é único em termos de localização e consciente de listras adjacentes. No caso deste projeto, foram utilizadas 4.692 peças.
Para alcançar a estabilidade estrutural, cada faixa assume graus elevados de curvatura individualmente e graus elevados de curvatura dupla na acumulação - elevando-se a uma extrema rigidez estrutural ao longo do projeto, disse Fornes.
Esse trabalho é característico de Marc Fornes / THEVERYMANY, que continua a realizar explorações de materiais, superfícies, estruturas e montagens computacionais dentro do contexto de definição do espaço arquitetônico.
Notícia via: Marc Fornes / THEVERYMANY