Este artigo é parte da nossa nova série "Material em foco", que indaga os arquitetos sobre o processo de pensamento por trás da escolha dos materiais e sua relação com o processo de criação dos projetos.
A partir da demolição da edificação existente para a execução de uma nova construção mais adequada às exigencias de espaços contínuos da agência de turismo o novo projeto considerou não comprometer a construção vizinha remanescente. A solução adotada foi a criação de um novo corpo se afasta da parede meeira, descascada para manter os tijolos aparentes, criando neste afastamento os espaços de circulação vertical, iluminação natural, jardim, e as áreas de apoio, como copas, wcs, shaft técnico. Nós conversamos com o arquiteto Baldomero Navarro Gomes do escritório NN Arquitetos Associados para saber mais sobre sua escolha do material e do papel determinante que desempenhou em seu conceito de projeto.
Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?
BNG: Estrutura de aço, contenções em concreto, vidro laminado na cobertura e temperado nos caixilhos, impermeabilizantes nas contenções e na laje de cobertura.
Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?
BNG: As restrições de orçamento, prazo e legislação implicaram em maior interferência do que influências externas.
Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.
BNG: A preocupação com uma estrutura leve, de montagem rápida, para evitar interferências nas precárias construções vizinhas, e a contraposição às dificuldades de escavação e fundações profundas num terreno tão frágil foram decisivas na escolha da solução estrutural em aço.
Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?
BNG: Rapidez de montagem e precisão de execução num lote tão exíguo.
A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?
BNG: O lote impôs desafios, especialmente pela limitação na movimentação de equipamentos. As fundações foram executadas por equipamento especial de pequeno porte e a estrutura foi toda pré-montada na fábrica para depois ser montada em pouquíssimo tempo no canteiro. Isto evitou a imobilidade da obra exigida por cimbramentos, escoras, andaimes.
Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto?
BNG: Sim, especulamos a execução em alvenaria armada, o que foi descartado pelo prazo, e em steel frame, o que foi descartado pelo custo elevado já que se tratava de uma obra pequena e não replicável.
Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?
BNG: Alguns foram escolhidos por experiências anteriores muito satisfatórias (construtora OYTO, estrutura metálica BR Aço) e outros foram através de internet ou indicações de colegas. A impermeabilização do concreto das contenções com o aditivo Penetron e a Penebar nas juntas do aço com o concreto armado foram casos deste último tipo.