- Área: 9 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Janez Martincic, Ales Gregoric
-
Fabricantes: AS Domzale, Alucobond, CBD, EPRO, Geobrugg, Hilti, Marmet, REFLEX d.o.o, ROCKWOOL, Ravago
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio consiste em instalar objetos reais, refúgios em escala 1:1 em lugares remotos e estudar sua resposta as condições meteorológicas extremas, radicais mudanças de temperatura, neve e um terreno acidentado. Diante das difíceis condições do vento, neve, deslizamentos de terra se faz necessária uma resposta arquitetônica, estruturas e conceitos específicos.
O local é acessível somente por escalada ou helicóptero - os módulos e cargas são preparadas de acordo com o peso máximo e os limites do equilíbrio.
Sua posição dentro do ambiente silvestre respeita os recursos naturais que garantem a estabilidade do refúgio enquanto possui um impacto mínimo no solo.
Kanin é uma montanha por cima de uma pequena cidade, Bovec, com belos centro turísticos ao redor do vale. A zona também é importante devido as batalhas que tiveram lugar durante a Primeira Guerra Mundial. Os soldados estavam lutando ao longo de Isonzo e vários restos da batalha ainda podem ser encontrados na área. Em colaboração com a associação eslovena de montanhistas e PD Bovec, este terreno particular foi eleito devido suas vistas de 360 graus sobre a Eslovênia e Itália e por suas espetaculares vistas a Triglav, ao Vale de Soca e ao mar Adriático. Este lugar se tornará um destino para excursionistas, escaladores, espeleólogos, alpinistas, amantes da natureza e românticos.
As condições climáticas são muito extremas, especialmente durante o inverno. A camada de neve dura mais da metade do ano.
A área de Kanin é conhecida pelos registros de chuva e neve extrema. Durante o inverno podem cair mais de 10 metros de neve. As fortes tormentas e ventos podem atingir este lugar - a média da precipitação em Bovec para um dia é de 363 litros/m2. A área montanhosa está cheia de cavernas e abismos, terremotos ocorrem ocasionalmente.
Conceito
A Cabana de Inverno Kanin forma um volume de madeira compacto organizado a partir de três plataformas de descanso no solo. Estas plataformas estão suspensas no vale e uma grande janela panorâmica envidraçada oferece belas vistas. Parte da cabana descansa sobre o balanço, atingindo a menor dimensão na pedra. O desenho interior é modesto, subordinado à função, proporcionando alojamento para até nove montanhistas.
O assentamento da cabana e o transporte eram uma tarefa extremamente difícil, por isso, foram realizados pela equipe de helicópteros das Forças Armadas Eslovenas. O mal tempo e as turbulências inesperadas fizeram com que a cabana fosse colocada e fixada somente na terceira tentativa. Entretanto, o desafio do projeto foi obter novos conhecimentos através de condições climáticas inesperadas.
A cabana de inverno foi plenamente implementada a partir de doações. A configuração se deu graças a várias horas de trabalho voluntário. A pesquisa para a cabana foi iniciada por OFIS arhitekti em colaboração com PZS, PD Bovec, JZS, Permiz d.o.o. e Ortar em Jerman d.o.o. para desenvolver uma envolvente auto-contida de madeira que resiste as condições extremas da montanha.