Eleven Magazine anunciou os vencedores do concurso "Moontopia", que pediu aos arquitetos imaginarem uma colônia lunar autossuficiente projetada para os habitantes vida, trabalho, pesquisa e turismo espacial.
A partir de um conjunto de propostas de centenas de candidatos de todo o mundo, 9 projetos foram selecionados por um júri de especialistas, incluindo arquitetos espaciais, acadêmicos e designers da NASA como os vencedores da competição. Confira os projetos vencedores abaixo.
Vencedor
TEST LAB / Monika Lipinska, Laura Nadine Olivier e Inci Lize Ogun
Uma colônia lunar de médio porte, Test Lab propõe um ponto de base na linha de frente da exploração espacial e colonização lunar. Lindamente apresentado em suas pranchas, esta equipe vencedora desenvolveu um projeto que atua como uma base inicial na Lua para realizar mais testes em nosso satélite. A arquitetura pode ser permitida a crescer e construir-se através de um método de auto-montagem impressa em 3D, colonizando gradualmente a Lua ao longo do tempo. A estrutura mais importante do laboratório de teste é a membrana externa. Baseada em um simples padrão de origami e feito de fibra de carbono programada, tem a capacidade de se moldar detectando-se a variação de pressão com o primeiro vento solar.
Segundo Lugar
MOMENTUM VIRIUM in L1 / Sergio Bianchi, Jonghak Kim, Simone Fracasso, Alejandro Jorge Velazco Ramirez
Para essa equipe, era importante que a Lua tivesse um significado para nós aqui na Terra. Por isso decidiram basear sua Moontopia na órbita lunar em vez de na superfície da própria Lua. Um elevador espacial liga a cidade-espaço artificial com o satélite natural: uma solução sensível e elegante que mistura poesia com ficção científica.
Prêmio de Escolha do Público
MODULPIA / Alessandro Giorgi, Cai Feng, Siyuan PanEsteban Analuiza
A proposta favorita do público é concebida como uma forma única. Dá forma a uma paisagem expansível que poderia acomodar habitantes lunares em soluções relativamente econômicas, sustentáveis e simples. De natureza modular, a Modulpia poderia crescer organicamente no tempo e, por meio de estratégias bioregenerativas, seria capaz de fornecer seus próprios alimentos, plantas (para remoção de CO2 e produção de oxigênio) e gerar água potável a partir das águas cinzas.
Menções Honrosas
PLATINUM CITY / Sean Thomas Allen
A linguagem gráfica fantástica desta proposta é igualmente igualada pela extensa pesquisa que deu origem ao projeto. Somente em sua forma, Platinum City é uma utopia baseada em fantasia. Em sua pesquisa, é um novo modelo urbano extraterrestre baseado em ciência e tecnologia de ponta disponível para nós hoje. Poderia ser esta uma visão do que a humanidade que vive na Lua em grande escala poderia realmente parecer?
UPSIDE DOWN / Ryan Tung Wai Yin, Ho Wing Tsit Teresina, Joshua Ho
Há claramente muita paixão, pensamento e trabalho por trás deste belo projeto. O que torna esta proposta tão interessante é o seu faseamento. Em Upside Down, a equipe de projeto estabeleceu um plano para a exploração interplanetária e posterior colonização. Seu verdadeiro objetivo: Marte! A Lua é habilmente usada para reunir experiência e recursos ... uma espécie de local de treinamento de teste para um objetivo galáctico maior.
WOMB / Prapatsorn Sukkaset, Saran Chamroonkul
Womb é uma ideia. Uma utopia. Um retiro. Mas um que todos podemos comprar de vez em quando. Nesse projeto, a Lua se torna uma terra de meditação quase sem ego. Uma fuga da agitação da vida cotidiana na Terra que afoga nossos sentidos e gera estresse. Em Womb, a Lua se torna um lugar de contemplação, onde a humanidade pode buscar consolo para significados mais profundos na consciência humana. E para aquelas épocas em que a meditação e a contemplação são tudo menos um pouco demais, então WOMB fornece um espaço-motel que serve para as necessidades humanas talvez mais "animais".
LOOKING THROUGH THE MOON / Yiling Chu, Yao Ding, Yan-Fei Jiang, Hui Tian
Se os planejadores urbanos pioneiros do século 19 e início do século 20 (pense nas Cidades Jardins de Ebenezer Howard, por exemplo) fossem catapultados para o tempo contemporâneo e demandados a projetarem sua cidade ideal na Lua, eles teriam projetado esta proposta maravilhosa. Colocado em uma cratera natural e dada uma atmosfera de seus próprios agradecimentos a uma cobertura transparente (chamada cúpula solar), esta Moontopia é uma cidade inteiramente funcional projetada para trazer um pouco de conforto terrestre à lua.
LUNAR OASIS / Edward Chew
Lunar Oasis é um sistema de colonização de territórios áridos e hostis como a Lua. Ele não é construído com o objetivo de estabelecer uma perfeição estática, mas sim projetado para permitir que os processos naturais evoluam no tempo. Graças a uma ênfase na vegetação, Lunar Oasis é um santuário biofílico que reconecta os habitantes lunares de volta com a natureza terrestre e fornece uma alternativa para o mundo exterior da paisagem lunar estéril. Ao fazê-lo, o oásis se torna um suporte de vida para a vida humana na Lua.
THE AEROSPHERE / Stephanie Stiers
Em escala, a Aerosphere é um pequeno abrigo, o menor de todas as Moontopias submetidas através desta competição. No conceito, entretanto, é enorme! Esta interpretação de Moontopia centra-se no Turismo Espacial. Ele projeta uma cápsula individual transportável que atua como um suporte de vida e companheiro para seu usuário adaptando e atendendo a todas as suas necessidades. Com a Aerosphere, você se torna um explorador lunar, autorizado a explorar o satélite através de uma série de rotas turiísticas estabelecidas na Lua.
Veja mais sobre o concurso Moontopia, aqui.
Notícia e descrição de projeto via Eleven Magazine.