Um símbolo renomado do mundo moderno, Tóquio é uma cidade comumente associada a luzes brilhantes, tecnologia inovadora e edifícios elegantes. Assim, quando o artista polonês Mateusz Urbanowicz se mudou para Tóquio, ficou surpreso com o número de antigas lojas de arquitetura eclética que continuavam funcionando na cidade.
"Quando me mudei para Tóquio, há mais de 3 anos, fiquei realmente surpreso ao encontrar, em minhas caminhadas, tantas lojas ainda em funcionamento em edifícios realmente velhos", explica Urbanowicz. "Diferentemente de Kobe, onde o terremoto destruiu muitas dessas antigas casas e lojas do centro, em Tóquio elas ainda sobrevivem".
Inspirado pela resistência dos edifícios e suas características arquitetônicas únicas, Urbanowicz começou a documentar as fachadas em uma série de ilustrações de aquarela, registrando todo o processo através de vídeos.
As ilustrações mostram edifícios de uma grande variedade de estilos arquitetônicos, empregando elementos que vão desde coberturas de telhas tradicionais até janelas arredondadas. Enquanto muitos dos detalhes retratados são fiel à realidade, Urbanowicz também se dá licença artística para "preencher as lacunas nos desenhos" e criar as composições agradáveis.
"Eu realmente gosto de edifícios que são vividos e cuidados por muito tempo. Esta é uma das razões pelas quais eu gosto tanto do Japão e dos edifícios da cidade ", continua.
"Muitas das antigas lojas e casas foram destruídas por causa da guerra ou catástrofes naturais, ou foram substituídas por grandes edifícios de escritórios, mas ainda há alguns sobreviventes. Eu sempre tento pintá-los para que se possa sentir a história e a presença humana neles. "
Gráfica de impressão em madeira Isetatsu no distrito de Yanaka o açougue Ootoya no distrito de Koujimachi.
Salão de beleza Kobayashi no distrito Sanbanchyo
Restaurante de comida chinesa no distrito de Takadanobaba e a bicicletaria Miyake em Kagurazaka e Kichijyouji.
Sushi Noike no distrito de Yanaka
Loja de saquê Nakashimayano distrito de Mejiro district e o restaurante Kuku no distrito de Kichijyouji.
Açougue Yamane no distrito de Nippori e a antiga alfaiateria Tsuruya no distrito de Jinbōchō.
Veja outros trabalhos de Urbanowicz aqui.