Desde o dia 2 de fevereiro está aberta em Barcelona a exposição Sketches of Spain na Galeria SENDA, que apresenta um percurso pela arquitetura espanhola através das lentes do fotógrafo Ola Kolehmainen. Na exposição, que permanece aberta até o dia 18 de março, são resumidos os últimos dez anos da obra de Kolehmainen, premiado em 2015 com o RIBA Honorary Fellowship por sua contribuição na promoção da arquitetura.
Com sua visão particular, Ola Kolehmainen busca mostrar as abstrações constantes que estão ocultas na arquitetura moderna. Sua fotografia é dramática e inspiradora, nela podemos encontrar partes das vanguardas europeias mescladas com a crueza dos materiais e seus usos. Com um formato mínimo, mostra-nos detalhes completamente despercebidos de obras tão conhecidas, como o Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe, ou o Centro Cultural Principado de Astúrias em Avilés, de Oscar Niemeyer.
Esta retrospectiva apresenta um fotógrafo com alma de arquiteto, que é capaz de encontrar aqueles jogos sábios, corretos e magníficos dos quais falava Le Corbusier, retorcê-los e dar-lhes novos significados. Seu exaustivo estudo da luz e dos planos arquitetônicos assombra e impressiona, sua linguagem desconcerta e agrada. Graças à Galeria SENDA temos a oportunidade de desfrutar de uma visão completamente distinta dos detalhes que seguramente havíamos esquecido.