A Câmara do Porto lançou esta quinta-feira, no auditório do Porto Innovation Hub, um manual de recomendações e boas práticas em operações urbanísticas. O documento pretende constituir-se como uma ferramenta útil e inovadora na relação entre a prefeitura e os cidadãos, designadamente ao nível da atuação dos investidores e na elaboração de projetos urbanísticos na cidade.
Elaborado pela Direção Municipal de Urbanismo da Câmara do Porto, o manual pretende ser uma ferramenta de apoio aos projetistas e aos donos de obra, esclarecendo um conjunto de questões frequentes e recomendações, contribuído dessa forma para um incremento na qualidade dos projetos, para a celeridade da sua tramitação, e para o incremento da transparência entre a Câmara Municipal e os cidadãos.
O documento, inédito no plano autárquico nacional, elenca com clareza as várias fases e procedimentos a adotar em diferentes contextos de projeto e edificação, sendo entendido pela autarquia como uma ferramenta de grande relevância para todos os que lidam e participam quotidianamente na transformação da cidade.
O Manual de Recomendações e Boas Práticas está disponível para consulta online neste link.
Via Porto.pt