TRIAS criou uma proposta especulativa de um museu para o MA | UA (Museum of Architecture | Utzon Archive), um espaço de exposição permanente para o arquivo do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, em Sydney, Austrália.
O arquivo de Jørn Utzon está enterrado em caixas e porões em Sydney. Este rico corpo de conhecimento - com desenhos originais, protótipos, fotografias e modelos - é um recurso público valioso, vivo com pensamentos e experimentos. No entanto, permanece inacessível e intangível para a maioria.
Situado em uma cunha delgada adjacente ao parque urbano de“Goods Line” de Sydney, o edifício consolida e cataloga o arquivo de Utzon em um único lugar. Três pilares de proteção arquivística estão no centro do museu, com programas públicos e exposições contemporâneas acontecendo no meio.
Em uma escala maior, o edifício é composto por três elementos-chave: os pilares de exposição, uma sequência de visualização que se expande sobre os ideais de contraponto de Utzon e uma fachada translúcida. Além disso, o MA|UA abre-se e é permeável ao parque vizinho.
Arquivo e museu coexistem em um diálogo constante entre passado e presente, antigo e novo. Da mesma forma, a arquitetura do MA | UA passeia entre a escala requerida de um edifício público, e a escala humana dos objetos em exposição.
A proposta de MA|UA recebeu a Medalha de Design de 2015 NSW e foi selecionada para o Prêmio Archiprix de 2017.
Escritório: TRIAS
Líderes do Projeto: Jennifer McMaster, Jonathon Donnelly
Localização: Ultimo, Sydney, Austrália
Ano do Projeto: 2015
Status: Não-construído
Notícia via TRIAS.