Dentre todos os seus méritos, o ponto focal do mais recente projeto de sucesso de Herzog & de Meuron, a Filarmônica de Hamburgo, é, sem dúvida, a sala de concertos central, como explorado neste artigo da WIRED. Um incrível exemplo das possibilidades de design paramétrico, a sala é composta de 10.000 painéis acústicos individuais que alinham as paredes, tetos e varandas. Cada um dos painéis consiste em um milhão de "células" de dimensões variadas, criadas para ajudar a definir o som dentro do espaço.
Para realizar essa façanha, Herzog e de Meuron colaboraram com os renomados engenheiros acústicos Yasuhisa Toyota e Benjamin Koren da One to One, que criaram o algoritmo responsável pelos 10 mil painéis diferentes. "Esse é o poder do projeto paramétrico", disse Koren. "Uma vez que tudo isso está no lugar, eu aperto play e ele cria um milhão de células, todas diferentes e todas baseadas nesses parâmetros. Eu tenho 100 por cento de controle sobre a criação do algoritmo, e então, não tenho mais controle algum."
Para saber mais sobre o processo paramétrico por trás da sala de concertos da Filarmônica de Hamburgo - um dos projetos vencedores do Building of the Year do ArchDaily - confira a cobertura completa da WIRED sobre o assunto, aqui.