Architectural Review (AR) anunciou a lista restrita de 9 arquitetas concorrendo à sua premiação 2016 Woman Architect of the Year e o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente. As candidatas deste ano vêm de uma vasta gama de contextos, atuando no Reino Unido, México, França, EUA e Canadá, e foram elogiadas pela AR por seus "projetos demonstrando design excepcional e consciência aos contextos geográficos e políticos".
"Essas arquitetas estão criando algumas das obras mais inovadoras e criativas do mundo hoje", disse Christine Murray, fundadora do Women in Architecture Awards e editora-chefe da The Architectural Review e The Architects 'Journal. "É um privilégio celebrar o trabalho em uma ampla gama de países - mostrando como bons projetos tocam nossas vidas.
Ano passado o prêmio foi entregue a Jeanne Gang, com o prêmio de arquiteta emergente para Gabriela Etchegaray.
Veja a lista de finalistas a seguir.
Lista para Arquitetas do Ano
Julia Barfield / Marks Barfield Architects (Reino Unido)
Barfield é mais conhecida por seu trabalho em estruturas icônicas de city-branding, como a roda gigante London Eye de 1999 - e é reconhecida na lista pela estrutura da BA i360 em Brighton, Reino Unido (destacada no Guinness Book of Records como Torre mais esbelta). Barfield também tem um forte interesse em projetos comunitários e locais.
Gabriela Carrillo / Taller Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo (México)
Carrillo foi selecionada por seu trabalho nos Tribunais Criminais de Pátzcuaro, Michoacán, no México - que responde com habilidade a criar espaços flexíveis, cumprir regras de segurança rígidas e melhorar a transparência no processo judicial. Seu escritório também é conhecido por seu trabalho no Teatro Matamoros em Morelia, capital de Michoacán.
Anouk Legendre / XTU Architects (França)
Legendre foi selecionada por seu trabalho na Cité du Vin em Bordeaux, na França - um lugar onde os turistas podem comprar, consumir e aprender tudo sobre a cultura e a civilização associada com o vinho. Uma estrutura imponente, brilhante, atraente, rompe completamente com o classicismo calmo restrito do antigo Bordeaux.
Andrea Leers e Jane Weinzapfel / Leers Weinzapfel Associates (EUA)
Leers e Weinzapfel foram selecionados por seu trabalho no East Regional Chilled Water Plant. O projeto é uma abordagem elegante e positiva para um edifício funcional que utiliza painéis de alumínio perfurado para alcançar uma estética refinada, mantendo uma utilidade industrial.
Lista do Prêmio Moira Gemmill para Arquitetas Emergentes
Ada Yvars Bravo / Mangera Yvars Architects (Londres)
A impressionante Faculdade de Estudos Islâmicos do Qatar de Yvars Bravo, em Doha, no Catar, é um dos projetos socialmente mais impactantes, culturalmente eruditos e inovadores do Catar. Parte da Cidade de Educação da Fundação Qatar, a demanda solicitava uma universidade e uma Mesquita do Campus, que também seria aberta ao público.
Johanna Hurme / 5468796 Architecture (Canadá)
Hurme é inovadora conceitualmente e nos projetos, trabalhando em uma série de projetos como Crossroads Garden Shed em Calgary e Migrating Landscapes - proposta oficial do Canadá para a 13ª Bienal de Veneza - até projetos habitacionais e de mobiliário urbano.
Jing Liu / SO-IL (EUA)
Liu é uma arquiteta talentosa e inovadora reconhecida nesta lista por seu trabalho no notável Manetti Shrem Museum of Art, na Califórnia. Com este edifício, uma cobertura extensa parece levantar-se da paisagem agrícola regimentada do interior da Califórnia e pairar no ar. Introduz um novo espírito arquitetônico para o campus da Universidade da Califórnia, Davis.
Rozana Montiel / Estudio de Arquitectura (México)
Os projetos perceptivos de Montiel incluem Veracruz Cancha, Unidade Habitacional San Pablo Xalpa e Casa Tepoztlan, todos no México. Seus compromissos sensíveis com as comunidades ativam formas arquitetônicas simples.
Mais informações sobre o prêmio podem ser vistas aqui.
Notícia via The Architectural Review.