Após vencer o "Design of the Year" com uma solução de habitação para refugiados, intitulada "Better Shelter", a IKEA retorna com uma solução pioneira para uma das necessidades contemporâneas da sociedade. Desenvolvido pelo laboratório de inovação IKEA Space10, em parceria com os arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum, o "Growroom" consiste em uma estrutura esférica de jardim destinada a ajudar as pessoas a "cultivarem seu próprio alimento localmente de maneira bonita e sustentável". E agora, os desenhos da estrutura foram disponibilizados gratuitamente on-line através da plataforma de código aberto Space10, dando a todos a oportunidade de construir seu próprio jardim esférico.
Projetado para que as comunidades possam iniciar seus próprios jardins urbanos de modo acessível, o Growroom ocupa apenas uma área de 2,8 m x 2,5 m, aproveitando a forma esférica para garantir que as plantas recebam luz natural em uma configuração vertical.
"O jardim foi projetado para contribuir com nossa sensação cotidiana de bem-estar nas cidades, criando um pequeno oásis ou 'pausa' em nosso cenário social de alto ritmo, e permitindo que as pessoas se conectar com a natureza", explicou o Space10. "O pavilhão, construído como uma esfera, pode estar livremente em qualquer contexto e aponta em uma direção de expansão da arquitetura contemporânea e compartilhada."
Para construir seu próprio Growroom são necessárias apenas 17 chapas de madeira compensada, um martelo de borracha, alguns parafusos de metal e uma fresadora CNC (ou acesso a um fab lab local). As instruções de montagem não são muito diferentes de outras peças de mobiliário da IKEA.
Saiba mais sobre o Growroom here, e baixe os desenhos para construir seu jardim esférico, aqui.
Via Space10.