"Se não fosse por Frank Gehry, teríamos feito uma sala de concertos simples e direta, onde os alunos se apresentariam. Mas se o espaço está lá, e alguém tão talentoso como ele está preparado para fazer isso, então é claro que você tem que fazer isso "- Daniel Barenboim, Fundador da Pierre Boulez Saal.
Neste vídeo do Facebook, Frank Gehry discute as circunstâncias do seu mais recente projeto, a sala de concertos Pierre Boulez Saal, em Berlim, e a importância de contribuir com um novo palco para a histórica cena musical de Berlim.
Projetada em colaboração com o engenheiro acústico de renome mundial Yasuhisa Toyota (cujos projetos anteriores incluem Walt Disney Concert Hall de Gehry e a Filarmônica de Hamburgo de Herzog & de Meuron), a sala Pierre Boulez Saal será o lar da Barenboim-Said Akademie, uma escola de música fundada para treinar jovens músicos do Oriente Médio. Apesar de ter quase 11.000 metros quadrados, o local oferece uma sensação de intimidade em sua sala de concertos de forma oval. Dos 683 assentos da sala, o mais distante fica a apenas 13,8 metros de distância do centro do palco.
A sala de concertos abriu com uma cerimônia de inauguração e transmissão ao vivo no início desse mês. Assista ao vídeo no Facebook e para saber mais sobre o projeto, leia a entrevista do New York Times com Gehry e Barenboim, aqui.
Via Pierre Boulez Saal.