No dia 4 de abril, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, os arquitetos do Estudio Barozzi Veiga, vencedores da última edição do prestigiado prêmio Mies van der Rohe, dão a conferência de abertura da 3ª edição do ciclo Distância Crítica organizado pela Trienal de Lisboa em co-produção com o CCB - Garagem Sul. No dia 17 de maio, no mesmo palco, Paul Ghirardani, diretor de Arte de Game of Thrones, mostra-nos os bastidores das cidades fictícias da mais premiada série televisiva da atualidade.
Em arquitetura, a conferência é uma das formas primordiais de partilha e disseminação do conhecimento. Distância Crítica proporciona precisamente esse espaço que estabelece diretamente o diálogo entre o público e os arquitetos convidados. Neste novo ciclo, que se realiza entre 2017 e 2019, foram selecionados autores cuja prática e a consistência de uma longa carreira são reconhecidas pela crítica, tornando-se referências do pensamento e praxis no panorama mundial da arquitetura.
A principal novidade deste ciclo é o facto de ampliar o campo de reflexão em termos geracionais e tipológicos, ao incluir autores emergentes e formas de desenho que vão para lá de projetos reais e programas convencionais. Embora se privilegiem convidados que atuam no campo de uma arquitetura dita real, abre-se agora espaço para os que operam no campo ficcional através da cenografia e ensaios de alta tecnologia. Nesta vertente, a organização aposta em obras cinematográficas em que a arquitetura se torna omnipresente, como também em projetos experimentais com recurso à mais sofisticada tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas.
O primeiro convidado (4 abril) é a dupla Barozzi/Veiga, vencedor, em 2015, do Prêmio Mies van der Rohe, um dos mais prestigiados e importantes prêmios de Arquitetura Contemporânea da União Europeia, com o projeto da Filarmônica de Szczecin (Polônia). A procura pela condição primordial de cada lugar onde trabalham, é a característica principal que distingue o trabalho deste ateliê com sede em Barcelona.
A segunda conferência em 17 de maio é dedicada à arquitetura ficcional e convida Paul Ghirardani, o diretor de Arte da série televisiva norte-americana Games of Thrones que conta com 38 Emmy Awards. Formado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts no Reino Unido, Paul Ghirardani trabalha desde 1998 com cinema e televisão, tendo já conquistado cinco Primetime Emmys e dois America Awards.
A terceira conferência acontece no dia 26 de outubro e mostra a arquitetura nas suas várias formas. É uma conferência a quatro vozes de arquitetos emergentes selecionados na chamada de projetos da Future Architecture Platform que dá a conhecer diferentes experiências a partir da apresentação de projetos em áreas tão diversas como: editorial, curatorial, construção e investigação. Os convidados são Leopold Lambert (França), editor da revista The Funambulist; B’ka Rebek (Áustria) que trabalhou no MET, FAKT (Alemanha), jovem ateliê de arquitetura e Lucia Tahan (Espanha) que apresenta um trabalho de investigação sobre os territórios ocupados da Palestina.
Ingressos
Preço: 5 euros /bilhete
Passe de três conferências: 10 euros/passe (à venda no CCB e Ticketline)
Para mais informações, acesse a página da Trienal de Lisboa.