Entre muitas coisas, a Europa é conhecida por algumas das cidades mais adequadas ao ciclismo urbano do mundo, oferecendo rotas de viagens seguras e convenientes para seus passageiros de duas rodas. Berlim, no entanto, não ocupa um lugar importante nesta lista, mas num esforço para resolver este problema, está sendo implementado um novo plano para um sistema de "super-vias" para bicicletas, incentivando o ciclismo como um meio de transporte eficiente.
Estudos encomendados pelo Departamento de Meio Ambiente, Transportes e Proteção Climática de Berlim analisaram 30 possíveis ciclovias, cobrindo trechos de pelo menos 5 km. Destes, 12 foram selecionados como futuras super-vias, que serão completamente segregadas de outros veículos da pista.
Muitas destas rotas ocuparão corredores ferroviários vazios de pós-guerra e áreas vagas de infra-estrutura da cidade, como o corredor do Postdamer Stambahn, que já foi avaliado e aprovado para o uso futuro como via para bicicleta. Esses trechos oferecem conexões chave entre os arredores de Berlim e o centro da cidade, além de apesentarem espaços verdes como resultado de seu abandono.
Os critérios específicos para as 13 rodovias incluem uma largura mínima de pista de 4 metros e rotas unidirecionais de 3 metros. Cruzamentos e semáforos também devem ocasionar paradas de não mais de 30 segundos por quilômetro, evitando o congestionamento e o acúmulo de passageiros nos corredores.
A iniciativa é um dos esforços recentes de Berlim para criar um ambiente mais inclusivo e seguro para os ciclistas, com o objetivo de aumentar o número de bicicletas nas ruas para 2,4 milhões até 2025.
A construção de duas dessas super-vias planeadas está prevista para o final de 2017 e os estudos de viabilidade de outras principais artérias ferroviárias deverão ser concluídos até ao final deste mês.
Via: Berlin Senate Department for the Environment, Transport and Climate Protection.