ANSKA divulgou o projeto Spots, uma série de plataformas temporárias para sediarem micro-eventos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como uma alternativa às tipologias clássicas do rio como barcaças ou estruturas pesadas, os equipamentos são sistemas modulares que podem facilmente ser montados ou desmontados, permitindo que se tornem soluções programáticas duráveis.
Enquanto Spots foi projetado para os Jogos Olímpicos de Paris, onde os módulos seriam enganchados às margens dos rios para criar uma rota complementar para os Jogos, facilitando uma maior exploração da cidade, a micro-tipologia do projeto poderia ser aplicada "a qualquer rio e cidade", bem como a subúrbios parisienses e áreas industriais.
Cada "spot" contará com um programa diferente, por exemplo, eventos esportivos, jogos demonstrativos, pequenos concertos, centros de turistas, centros de informação histórica ou exposições.
Dependendo da largura do rio e da logística relacionada, alguns "spots" seriam separados da margem para flutuar no Sena.
Spots será projetado de acordo com os princípios de uma abordagem de projeto bioclimático, aproveitando ao máximo a energia verde para se tornar o mais autônomo possível, observou o arquiteto.
Spots é uma parte do projeto de pesquisa de ANSKA intitulado Invisible Potential, que explora como mais de ¼ de Paris poderia ser reativado.
Notícia via: ANSKA.