Em março deste ano aconteceu a quarta edição do MEXTRÓPOLI Festival Internacional de Arquitectura y Ciudad na Cidade do México. Por ocasião do festival, tivemos a oportunidade de conversar com Odile Decq, arquiteta fundadora do Studio Odile Decq e da escola de arquitetura CONFLUENCE INSTITUTE, que desde 2015 recebe alunos do mundo todo em Lyon, França.
Decq comentou conosco sobre a intenção por trás do uso da cor nos projetos que caracterizam seu estúdio, a motivação para fundar seu próprio instituto de arquitetura e os desafios que as mulheres ainda enfrentam para se posicionar no campo profissional. A arquiteta está convencida de que, para atingir a igualdade de gênero na arquitetura, é necessário colocar o tema em debate.
As jovens não são educadas para serem gerentes, lutadoras, ou suficientemente seguras de si mesmas para se estabelecerem em uma profissão. É uma questão de educação e cultura. E se não falarmos disso, apenas algumas poucas conseguirão. Na escola, mais de 50% dos estudantes são mulheres, e desaparecem depois de formadas. E por desaparecerem, fica mais fácil para os homens, pois há menos competição. Não gosto disso, porque elas têm tantas possibilidades, são estudantes tão boas, e isso quer dizer que têm habilidades e destreza.
Assista à entrevista completa acima. Para acionar as legendas em português, clique no ícone da engrenagem.