O Urban Futures Studio da Universidade de Utrecht anunciou os 10 finalistas de seu concurso Post-Fossil City, escolhidos por um júri que incluiu o co-fundador do MVRDV, Winy Maas. Cada uma das propostas respondeu ao chamado do concurso e projetou uma cidade sustentável que já não depende de fontes de energia não-renováveis. Arquitetos, designers e makers foram convidados a imaginar este novo futuro, que "vai remodelar nossas cidades e vidas cotidianas tão radicalmente que é difícil imaginar como será seu toque, gosto, cheiro e aparência."
Do total de 250 inscrições, abaixo estão os 10 finalistas selecionados juntamente com um trecho de suas propostas, conforme descrito no site do concurso.
Cow on Tour / Anastasia Eggers e Ottonie von Roeder
"Os designers Anastasia Eggers e Ottonie von Roeder inventaram um conceito que torna possível ordenhar uma vaca na esquina para pegar seu próprio leite."
Sensorial Time Travel / Jamillah Sungkar
"Gasolina, lembra-te do que cheirava ... A artista Jamilah Sungkar torna imaginável o que é viver numa cidade sem cheiro de combustíveis fósseis".
City of Sounds and Silence / Sun City
"O coletivo de teatro Sun City criou uma atraente paisagem sonora da cidade verde. A mobilidade elétrica vai fazer a cidade ficar em silêncio para que possamos ouvir os pássaros cantando novamente?"
Symbolic City / Walter Breukers e Jaap Godrie
"Como se limpa uma cidade suja? Imaginando o layout urbano como partes bem definidas de um quebra-cabeça, de acordo com Walter Breukers e Jaap Godrie".
"Uma verdadeira distopia. O dano já foi causado nesta cidade pós-fóssil: as ruas de Utrecht estão cheias de água".
90 Letters from 2050 / Onur Can Tepe e Esther Estevez
"Onur Can Tepe e Esther Estevez criam uma máquina interativa que cospe cartas pessoais de 2050. Quem as lê se atreverá a sonhar grande para o futuro."
Post-Fossil African City / Blake Robinson e Karl Schulschenk
"O designer urbano da África do Sul, Blake Robinson, foca as oportunidades sustentáveis para as cidades de rápido desenvolvimento em África, juntamente com o designer gráfico Karl Schulschenk, ele traz suas ideias sobre o futuro da África".
Solar Energy in Public Space / Tom van Heeswijk e Sabrina Lindemann
"De acordo com o pesquisador Tom van Heeswijk da Universidade de Wageningen e a designer Sabrina Lindemann, a cidade de 2050 será marcada pela produção de energia solar em todos os espaços públicos".
Platform Cities & City Platforms / Michel Erler
"Chamar um Uber ou alugar um quarto através da Airbnb: em 2050, isso não será nada. As cidades estarão cheias de serviços inteligentes, diz Michel Erler."
"Esta apresentação traz à vida uma Amsterdã verde através de um jornal do futuro - Het Devies 2039, feito por uma equipe de arquitetos, designers e urbanistas".
O júri do concurso foi composto por:
- Winy Maas (MVRDV)
- Jurgen Bey (Studio Makkink & Bey)
- Anita van den Ende (Ministro de Infra-estrutura e Meio Ambiente)
- Willem Schinkel (Erasmus University, Centro de Imaginação Pública)
- Lot van Hooijdonk (City of Utrecht)
- Michiel van Iersel (Non-fiction)
- Maarten Hajer (Urban Futures Studio, Utrecht University)
Nos próximos meses, os finalistas terão a oportunidade de desenvolver as suas propostas com o prêmio de € 1.000, em colaboração com Michiel van Iersel, René Boer, Peter Pelzer e Wytske Versteeg. Em junho, os projetos refinados serão expostos na Utrecht Post-Fossil City Exhibition, onde um vencedor será selecionado e premiado com € 10.000.
Saiba mais sobre o concurso e os projetos aqui.
Via Urban Futures Studio. Descrição dos projetos via the Post-Fossil City website.