A Tesla concluiu uma enorme usina solar de 55.000 painéis na ilha havaiana de Kauai, que permitirá testar o armazenamento de energia em médio prazo em escala industrial. A usina conta com 272 Powerpacks de lítio, capazes de armazenar de 52 megawatts-hora quando combinados.
O projeto é o maior do tipo realizado pela Tesla desde a aquisição da SolarCity Corp por US$ 2 bilhões, em novembro passado, e sua localização no Havaí não é por acaso. O estado tem o índices elétricos mais altos nos Estados Unidos e estabeleceu metas de eliminar todas as fontes de energia não renováveis até 2045.
As instalações da Tesla reduzirão o consumo de diesel e petróleo de Kauai em cerca de 1,6 milhões de galões por ano. Como resultado, aproximadamente 44% da energia da ilha virá agora de fontes renováveis. O sistema Powerpack também será a primeira operação solar a fornecer energia de forma confiável 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O sistema é semelhante a um ainda maior, com 396 baterias de lítio, instalado pela empresa no sul da Califórnia em janeiro deste ano. O fundador da Tesla, Elon Musk, afirmou que os Estados Unidos inteiros poderiam ser alimentados por cerca de 160 dessas usinas.
Via Bloomberg.