O Templo Bahá'i da América do Sul, dos arquitetos canadenses Hariri Pontarini Architects, venceu o prêmio 2017 de Inovação na Arquitetura apresentado pelo Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).
Localizado no sopé da Cordilheira dos Andes, em Santiago, no Chile, o edifício abobadado foi projetado e construído usando software de modelagem, medições e fabricação computacional, bem como vidros personalizados, que culminou em nove véus monumentais que enquadram um espaço de adoração aberto para até 600 visitantes. Concluído em 2016, o projeto levou 14 anos para ser finalizado.
O Templo Bahá'í da América do Sul reflete inovações em materiais, tecnologia e estrutura. Por exemplo, uma pesquisa de materiais que capturam luz resultou no desenvolvimento de dois materiais de revestimento: uma camada interior de mármore translúcido de Portugal e uma camada exterior de painéis de vidro fundido, em colaboração com o artista de vidro canadense Jeff Goodman, para este projeto.
Além disso, o Templo é projetado para suportar terremotos e ventos extremos. Milhares de elementos de aço com engenharia individual e conexões nodais compreendem as superestruturas das asas, cada uma das quais assentada em colunas de concreto em rolamentos sísmicos.
Estou muito satisfeito por receber este prêmio, disse o sócio-encarregado Siamak Hariri, FRAIC. A demanda era para um novo tipo de espaço sagrado, um lugar de culto que fosse atraente, aberto e convidativo para pessoas de todas as religiões ou nenhuma. A inovação foi o cerne do projeto. O prêmio é um testemunho da profunda colaboração de, literalmente, centenas de pessoas.
O Templo Bahá'í da América do Sul será homenageado no Festival de Arquitetura da RAIC / OAA em Ottowa entre 24 e 27 de maio.
Notícia via: The Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).
Templo Bahá'í / Hariri Pontarini Architects
32 Michael Boxer Tiago Masrour, Jin-Yi McMillen, Adriana Balen, Donald Peters, John Cook, George Simionopoulos, Tahirih Viveros, Jaegap Chung, Mehrdad Tavakkolian, Jimmy Farrington. TROW/Carruthers & Wallace (Canadá), Universidade de Toronto (Canadá), SIRVE S.A. - Carl Lüders e Juan Carlos de La Llera (Chile), DICTUC - Pontíficia Universidade Católica de Chile.
O Templo Bahá'í na América do Sul através das lentes de Nico Saieh
Localizado nas proximidades da Cordilheira dos Andes, o primeiro Templo Bahá'í na América do Sul monopoliza todos os olhares a cidade de Santiago, a edificação com forma de flor e constituído por nove pétalas de vidro e mármore translúcido. A estrutura se transforma em um óculo central que convida à contemplação espiritual e a uma espécie de peregrinação arquitetônica.